Pentecostes: a festa da fé que reúne religiosos para louvor e adoração ao Espírito Santo

O Taguaparque de Taguatinga é palco da 23ª edição da tradicional festa de Pentecostes, uma das maiores celebrações religiosas de Brasília, que marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, 50 dias após a Páscoa.
O dia de Pentecostes é, geralmente, considerado o dia do nascimento da igreja cristã – o movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
A celebração presencial ficou suspensa por 2 anos por causa da pandemia de Covid-19. Os organizadores esperam receber até domingo dia 5 cerca de 1,3 milhão de pessoas.

As celebrações começaram no último domingo, na sede do Centro de Evangelização Renascidos de Pentecostes, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Ceilândia. Ontem, sob a liderança do padre Moacir Anastácio, teve início o tríduo de Pentecostes e a bênção das velas, momento principal da celebração, no Taguaparque.

Até domingo os fiéis podem levar uma vela, que será abençoada e consagrada à Santíssima Trindade: sexta a bênção da vela foi ao Pai, hoje, sábado, ao Filho e domingo ao Espírito Santo. As velas, que representam luz e esperança para os momentos difíceis, costumam ser acesas pelos fiéis quando aguardam por algum milagre.

4 de junho (sábado): Benção das Velas (Filho) no Taguaparque
8h – Cenáculo
10h30 – Louvor da Comunidade
11h – Animação
12h – Terço da Batalha com oração de Libertação
13h – Pregação
14h – Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
15h – Adoração no palco e missa para servos no Anfiteatro
16h30 – Louvor
17h45 -Animação
18h – Terço de Nossa Senhora da Primavera (pela internet) e preparação para a Santa Missa
19h – Missa de Cura
5 de junho (domingo): Benção das Velas (Espírito Santo) no Taguaparque


8h – Cenáculo
10h – Louvor da Comunidade
11h – Animação
11h30 – Terço da Batalha com oração de Libertação
12h30 – Pregação
13h30 – Terço dos Renascidos com oração de cura e libertação
14h30 – Momento Comunidade – Vocacional
15h30 – Preparação para a Santa Missa
16h – Missa de Libertação

Para garantir a segurança dos fieis, e a fluidez no trânsito, várias vias de Taguatinga terão mudanças de sentido. Neste sábado, as alterações ocorrem das 21h30 às 0h30. Já no domingo, elas vão das 19h30 às 22h30.
O Detran informa que, por questões de segurança, a entrada principal do Taguaparque permanecerá interditada durante os dias do evento. Como rotas alternativas, os condutores podem utilizar o primeiro acesso ao Taguaparque (via lateral do campo sintético), ou podem usar o terceiro acesso ao parque, em frente à Rua 8 de Vicente Pires.
Fotos: Renascidos de Pentecostes, Reprodução e Detran-DF/Divulgação