Capim dos Pampas: inflorescências exuberantes que ornamentam a paisagem e interiores

Originário da Argentina e do Sul do Brasil, o Capim dos Pampas também é conhecido como Capim Pluma e Capim Gigante, devido ao seu grande porte, podendo atingir de 2 a 4 metros de altura, contando com sua haste floral.


O nome científico desta planta é Cortaderia selloana, por causa de suas folhas longas e cortantes. Se desenvolve a pleno sol e ocorre naturalmente em campos e áreas abertas não pastejadas, sendo também encontrada em beira de estradas, locais alterados e solos arenosos. É resistente tanto ao frio quanto ao calor.

Tem ciclo de vida perene e suas inflorescências se parecem com grandes plumas de até 80cm de comprimento e podem ser de coloração branca, amarelada, rosa ou arroxeada, formadas principalmente no verão e são de extrema importância ornamental.

Devido a beleza das suas inflorescências e folhas longas, o capim-dos-pampas é amplamente empregado como uma planta ornamental, sendo utilizado no paisagismo em gramados, tanto de forma isolada como em conjuntos, e também é empregado em artes florais com a produção de arranjos para festas e casamentos.


Para manter sua exuberância, deve ser podado completamente, rente ao solo, uma vez ao ano, no final do inverno ou no início da primavera. Para fazer a poda do capim-dos-pampas, utilize luvas e mangas comprida, porque as folhas são cortantes.



Quanto a sua propagação, ela é feita por meio de suas sementes ou quando é realizada a divisão de touceiras.
Capim dos Pampas na Decoração

Capim dos Pampas sempre foi muito apreciado na decoração e, desde o ano passado, está voltando com tudo nas tendências para decoração com arranjos, jardins verticais e vasos decorativos.


Ele é apreciado por conta de suas grandes plumas brancas. Quando secas por floristas ficam lindas em vasos decorativos e tem bastante durabilidade.


Fotos: Divulgação e Reprodução