Rebeca Andrade vira número 1 do mundo na Ginástica Artística

bernadetealves.com

A campeã olímpica, Rebeca Andrade, brilhou no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística disputado na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, e voltou a se apresentar o Baile de Favela depois de dez meses.


O reencontro com o solo
, fez a ginasta de 23 anos também retornar às disputas do individual geral, liderando o primeiro dia do torneio nacional. Rebeca Andrade conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro da modalidade, em Salvador.


Ela subiu ao lugar mais alto do pódio na disputa de dois aparelhos: barras assimétricas e trave. Rebeca também faturou a dourada no individual geral e por equipes, representando o Flamengo. A prata foi resultado do solo ao som de #BailedeFavela, mesma trilha sonora com a qual se apresentou nos #JogosOlímpicosdeTóquio


A pontuação do individual geral, 58,100, obtida no sábado, a coloca na liderança do ranking mundial de 2022.

bernadetealves.com
Rebeca Andrade brilha no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística e se torna a número 1 do mundo


A campeã olímpica alcançou o melhor somatório do ano entre todas as ginastas elegíveis para o Mundial de Liverpool, em outubro deste ano. Assumiu o posto de número 1 do mundo na Ginástica Artística.


Com 58,100 pontos, a ginasta brasileira ultrapassou a russa Viktoria Listunova para ter a maior nota do individual geral do mundo em 2022, consolidando-se como a número 1. Rebeca aprovou seu desempenho na cidade baiana de Lauro de Freitas, mas vê espaço para crescer.


“Estou bem feliz. Consegui passar os dois dias sem nenhuma queda nos aparelhos. Isso é muito importante para mim, para minha confiança. Ainda não fiz minha série completa de trave e de solo, mas consegui fazer minha série mais difícil de trave, sem a saída, mas com todas as ligações que eu podia, então fiquei bem orgulhosa. Trave é o aparelho em que eu tenho mais insegurança de fazer, então fiquei bem feliz. Muito feliz de voltar a fazer solo. Adorei meu salto. Gostei muito da minha paralela. Não fiz a ligação, mas foi tudo perfeito na parada”, disse Rebeca.


“Acho que o resultado é consequência do trabalho. A gente está aqui para fazer nosso melhor, para sair satisfeita da competição independente da medalha ou não. Tenho certeza de que fiz o meu máximo, e todas as meninas da minha equipe também”, completou a melhor do mundo, a brasileira Rebeca Andrade.

bernadetealves.com
Rebeca Andrade ganha 4 ouros e uma prata e vira número 1 do mundo na Ginástica Artística

Top 10 ginastas do individual geral em 2022

Rebeca Andrade (BRA) – 58,100 pontos – Campeonato Brasileiro
Viktoria Listunova (RUS)* – 58,033 pontos – Campeonato Russo
Flávia Saraiva (BRA) – 55,666 pontos – Campeonato Brasileiro
Konnor McClain (EUA) – 55,665 pontos – DTB Pokal Challenge
Maria Minaeva (RUS)* – 55,432 pontos – Campeonato Russo
Zhang Jin (CHN) – 55,400 pontos – Campeonato Asiático
Angelina Melnikova (RUS)* – 55,266 pontos – Campeonato Russo
Skye Blakely (EUA) – 55,250 pontos – Seletiva Americana para o Pan-Americano
Vladislava Urazova (RUS)* – 55,166 pontos – Campeonato Russo
Asia D’Amato (ITA) – 55,100 pontos – Série A da Itália

Não há um ranking oficial na ginástica artística. As competições têm critérios de julgamento um pouco diferentes, embora todas sigam o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Por isso, é possível ter um parâmetro com notas em diferentes competições no ano ainda que a comparação não seja tão precisa.

Fotos: Ricardo Bufolin/CBG