Pátria ferida: terroristas invadem e danificam os Três Poderes em Brasília

Com os olhos marejados, coração apertado, com medo e muita tristeza, acompanhei pela televisão às invasões e depredações ao Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, feitas por criminosos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Trabalho na imprensa desde 1985, aqui em Brasília, e nunca vi tamanha barbárie contra patrimônio público, a história do país e a nossa memória. Estes vândalos extremistas e golpistas, travestidos de ‘patriotas’ deixaram um inaceitável rastro de destruição no coração da República.
O 8 de janeiro ficará marcado nos nossos corações com o dia em que a Pátria foi ferida brutalmente por ‘terroristas’. Um dia tão triste em Brasília e para todo os que defendem o Estado Democrático de Direito.
Os radicais bolsonaristas espalharam terror por mais de 3 horas. Com forte poderio armado, estes terroristas barbarizaram as instituições democráticas e investiram até contra a imprensa e cometeram crueldade com a cavalaria usando barras de ferro e pedras.

No STF os extremistas destruíram o Plenário, invadiram salas e chegaram a arrancar a porta da sala onde fica a toga dos ministros. Como advogada fiquei estarrecida com o que fizeram e lembrei Rui Barbosa: “Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo”.

No Palácio do Planalto, sede do Governo Federal, arrombaram salas, quebraram vidros, destruíram móveis assinados, computadores e televisores, assim como importantes obras de arte. A destruição ocorreu no térreo, segundo e terceiro andares principalmente. Satisfeitos com a barbárie até defecaram no local.

Uma selvageria inaceitável e imperdoável cometida por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, contra os Poderes da República, o povo brasileiro e a democracia.

A imprensa internacional repudiou e reagiu imediatamente à invasão dos extremistas aos Poderes da República como: The New York Times, El País, Clarín, The Guardian, The Washington Post, Le Figaro, La Repubblica, Le Monde.

O tratamento para estes vândalos vai mostrar qual ambiente político vamos ter daqui pra frente. Depredação e destruição das sedes dos Três Poderes não são meios de protesto. São crimes e como tal devem ser tratados.
Estes terroristas não são maiores que o Brasil. A Democracia não sucumbirá a esta grave ação terrorista, a maior da história do Brasil.
Esperamos que todos sejam punidos com o rigor da lei, estejam onde estiverem, seja quais e quem forem. O Estado Democrático e o povo brasileiro não podem estar sobre este tipo de ameaça.
Estarei sempre do lado oposto aos que atentam contra o Estado Democrático de Direito.
Fotos: Reprodução