Roger Waters, ícone do rock, é recebido pelo presidente Lula no Palácio do Planalto

bernadetealves.com
Roger Waters, ícone do rock, é recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

O fundador do Pink Floyd, Roger Waters, compositor e baixista, foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na tarde de segunda-feira. O presidente Lula falou da importância de um artista de tamanha influência e alcance manter sua consciência política e expressar suas convicções.

O presidente também falou que não se conforma com um mundo que tem capacidade tecnológica de erradicar a pobreza e não o faz e, em vez disso, gasta recursos em armas. Roger Waters disse que apenas fala para as pessoas a respeito dos seus sonhos. Entre eles, o de querer ver a Declaração Universal dos Direitos Humanos feita em Paris em 1948 como lei no mundo.

bernadetealves.com
Presidente Lula recebe Roger Waters no Palácio Planalto na companhia de Janja da Silva e Paulo Miklos

A primeira-dama, Janja da Silva, e o músico Paulo Miklos, do Titãs, um artista além dos palcos, também estavam na reunião.

O consagrado músico Roger Waters tentou visitar Lula, que estava preso em Curitiba, em 2018. Não conseguiu. Em 2023, ele volta ao Brasil e é recebido por Lula presidente da República. Juntos, Lula e Waters mostram que o mundo dá voltas e destino ninguém muda.

O encontro carregado de simbologia ocorre no mesmo dia em que o chefe do Executivo Federal retoma a agenda presencial, após passar por duas cirurgias no fim do mês passado.

bernadetealves.com
Presidente Lula e Janja da Silva com Paulo Miklos do Titãs, no Palácio do Planalto

O ícone do rock é conhecido por seus posicionamentos de esquerda. Nas redes sociais, o petista lembrou do período em que esteve preso, em Curitiba (PR), e o músico tentou lhe visitar na prisão. “Há cinco anos, @rogerwaters tentou me visitar em Curitiba e foi impedido. Hoje, quando ele retorna ao Brasil, nos encontramos no gabinete da presidência no Palácio do Planalto. #WishYouWereHere”, escreveu o presidente Lula em suas redes sociais.

O britânico de 80 anos, Roger Waters, está em Brasília para se apresentar em sua turnê de despedida, “This is Not a Drill”, nesta terça-feira 24 de outubro, no Estádio Mané Garrincha.

bernadetealves.com
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe Roger Waters, fundador do Pink Floyd, no Palácio do Planalto

The Dark Side of The Moon, o disco mais importante do Pink Floyd, completou 50 anos em março deste ano e Roger Waters fez 80 anos há pouco mais de um mês. No início de outubro, ele lançou uma nova versão do álbum. É The Dark Side of The Moon Redux. Redux não é cantado, é declamado e falado. Não tem solos de guitarra. É diferente e muito interessante e deve ser apreciado com respeito.

Depois de Brasília, Roger Waters fará shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Fotos: Ricardo Stuckert/PR