Mulheres ganham primeiros ouros inéditos para Brasil no Pan 2019
O sábado foi especial para as atletas femininas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Luísa Baptista no triatlo e Bruna Wurts na patinação artística garantiram medalhas douradas inéditas nas duas modalidades femininas. As atletas mostraram que com dedicação e confiança, chega-se ao resultado desejado. O ouro foi conquistado por Luísa em esforço em dose tripla e com muito brilho e leveza pela carioca Bruna radicada na Espanha.

O Triatlo feminino foi o responsável pelo primeiro ouro ao Brasil no Pan-Americano de Lima com a atleta Luisa Baptista. Mesmo sendo a quadragésima nona colocada no ranking mundial da categoria, Luisa Baptista ultrapassou a colega brasileira na linha de chegada. Ela completou a prova com o tempo de 2:00:55, seguida por Vittória Lopes, que fez 2:01:27. A vitória foi maior ainda porque teve dobradinha no lugar mais alto do pódio: Vittória Lopes ganhou medalha de prata. A mexicana Cecilia Perez ficou com o bronze.

Luísa disse que este é o resultado mais especial da sua carreira. “Eu estava muito confiante e muito nervosa ao mesmo tempo, porque sabia que esse resultado poderia vir. Foi acreditar no trabalho não só desses últimos meses, mas de oito anos atrás, quando iniciei no triatlo. A Vittória saiu muito forte, mas eu sabia que, se ela estivesse alguns segundos à frente, a gente poderia sair com mais uma medalha e fazer as duas. Acabei segurando um pouco o ritmo, fiquei no grupo e fiz um trabalho um pouco conservador no ciclismo, para que na corrida eu tivesse perna para definir e trazer essa dobradinha pro Brasil. Que venham muitas outras medalhas para o Brasil”, declarou a campeã.

Manoel Messias garante o prata no masculino

O Brasil também subiu ao pódio no masculino. A honra coube a Manoel Messias, medalha de prata no sábado. O brasileiro cruzou a linha de chegada 16 segundos depois do mexicano Crisanto Grajales, que sagrou-se bicampeão pan-americano da prova com o tempo de 1h50m39s na corrida. O argentino Luciano Taccone foi o medalhista de bronze na prova.
Patinação artística dá ouro inédito ao Brasil no Pan 2019
Pela primeira vez o Brasil ganha ouro na categoria feminina da patinação artística nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A patinadora Bruna Wurts, de 18 anos, somou 103,17 pontos na apresentação e superou a argentina Giselle Soler que devido a uma queda durante a coreografia ficou com a prata. O bronze ficou com a equatoriana Eduarda Fuentes.

O show de Bruna, não tem estrelas na avaliação porque, infelizmente, a prova não é olímpica. Fica a celebração do Pan com a medalha inédita. “É uma sensação que não tem como descrever”, diz Bruna, que é a atual campeã sul-americana, título conquistado em abril deste ano, em Joinville. Bruna Wurts conquistou seu primeiro título aos 11 anos no Sul-Americano de Patinação. No mesmo ano mudou-se para a Espanha onde treina e reside até o momento.

A delegação brasileira no Pan-Americana é composta por 485 atletas, em 49 modalidades. São 249 homens e 236 mulheres. Fotos: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br