Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional

Câmara faz sessão em homenagem aos 50 Anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves
Câmara faz sessão solene  em homenagem aos 50 Anos do Jornal Nacional

O Jornal Nacional, o primeiro telejornal em rede nacional do Brasil, foi homenageado pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, com Sessão Solene pelos seus 50 anos, por iniciativa do deputado Hildo Rocha, do MDB-MA.

Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, cumprimenta Paulo Tonet, vice-presidente de Relações  Institucionais do Grupo Globo 

A sessão foi presidida pelo deputado Rodrigo Maia, presidente da Casa e contou com a presença do presidente da Abert, Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, jornalistas, convidados e parlamentares.

Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves

Os convidados assistiram um vídeo com os momentos marcantes do Jornal Nacional nos últimos anos, como as coberturas das eleições presidenciais, de conflitos internacionais, de grandes tragédias, entre outras importantes notícias.

Parlamentares homenagearam o pioneirismo de Roberto Marinho, fundador da TV Globo e um dos maiores nomes da história da imprensa brasileira; José Bonifácio Sobrinho, o Boni; Walter Clark, o primeiro diretor-geral da emissora; e Armando Nogueira, que por muitos anos foi diretor-geral da Central Globo de Jornalismo.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA), proponente da homenagem, lembrou que a primeira vez que os brasileiros assistiram o noticiário foi no dia 1º de setembro de 1969 com Hilton Gomes e Cid Moreira.  Rocha destacou que o programa nasceu num momento agitado e crítico da vida nacional. “A manchete foi a doença do presidente Costa e Silva e a instalação da Junta Militar que governaria o país no lugar do vice-presidente Pedro Aleixo”, lembrou o parlamentar.

“A implantação do Jornal Nacional exigiu um esforço grandioso. Para que o programa fosse ao ar, uma nova estrutura tecnológica precisou ser estabelecida no país. Antes de 1969, não havia propriamente redes de televisão no Brasil, mas emissoras somente. Um capítulo de telenovela, por exemplo, poderia demorar até três meses para que fosse assistido em todas as regiões brasileiras. Podemos dizer, sem medo de errar, que o JN representou uma revolução na forma de fazer televisão no país”, afirmou o deputado.

Hildo Rocha parabenizou todos que passaram pela bancada do noticiário brasileiro nas pessoas de William Bonner e Renata Vasconcellos, os atuais apresentadores, que também exercem as funções de editor-chefe e editora executiva, do Jornal Nacional. ” Neste meio século todas as notícias relevantes do Brasil e do exterior foram transmitidas pelo Jornal Nacional”, finalizou Hildo Rocha.

Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia destacou a importância do Jornal Nacional  para a democracia. “ Um dos mais importantes papéis é a integração que o Jornal Nacional fez de um país tão grande e continental como o nosso. Pelo Jornal Nacional, os brasileiros do Sul passaram a conhecer melhor os do Norte”, declarou  disse Maia.

Rodrigo Maia falou que o Brasil vive um desafio com a “revolução tecnológica”. “As fake news prosperam em relação às verdades. Nesse contexto, nós sabemos que para combater a falsa informação, a mentira, as informações distorcidas colocadas na internet de qualquer forma, nós temos a imprensa brasileira e certamente a liderança do Jornal Nacional para levar uma informação verdadeira a todos os brasileiros e brasileiras”,disse o presidente da Câmara.

“Sei da importância que o Jornal Nacional tem para o Brasil. Todos nós que estamos na política sabemos que, quando a gente tem uma informação importante, a nossa prioridade é que ela apareça no JN, porque essa informação vai chegar ao maior número de brasileiros, a milhões de brasileiros. Então, parabenizo o Jornal Nacional, agradeço à TV Globo por tudo que tem feito pela democracia, pela liberdade de imprensa e, principalmente, pela integração que o JN e os jornais da TV Globo colaboraram e foram decisivos para a integração desse país”, finalizou Maia.

O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), agradeceu as homenagens e destacou o papel dos “colegas jornalistas”, ressaltando que “eles fazem o Jornal Nacional com independência e responsabilidade”.

Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves
Deputado Hildo Rocha com Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo e presidente da Abert

Tonet leu uma mensagem do presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho, que não pôde comparecer à solenidade.  “Uma coisa, no entanto, mantém um lugar de centralidade absoluta na vida dos brasileiros: o Jornal Nacional. Em agosto passado, cerca de metade de todos os televisores ligados estava sintonizado no JN. Um desempenho sem igual não somente no Brasil, mas mundo afora”, escreveu João Roberto. Para ele, o êxito é fruto do reconhecimento de que “o jornalismo que lhes é oferecido tem qualidade”. “A essência do seu sucesso se assenta na premissa de que noticia os fatos com isenção, o princípio maior do bom jornalismo. E faz isso porque é independente, editado por uma empresa cujo objetivo e o negócio é fazer comunicação de qualidade”, registrou o presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo.

Deputados voltaram a discursar e enaltecer o trabalho da imprensa. Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi um deles. “Normalmente, aqui, dentro do Congresso, alguns políticos tentam dar nome bonito, mas, por trás, existem outras intenções quando falam em democratização da imprensa ou qualquer tipo de controle. Para mim, pouco importa a linha editorial, o importante é que vocês tenham a liberdade para fazer o trabalho de vocês”.

Câmara realiza sessão em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional - Bernadete Alves
Délis Ortiz e Zileide Silva com colegas jornalistas e parlamentares  no Plenário da Câmara, durante homenagem ao Jornal Nacional

A sessão terminou com cumprimentos entre parlamentares e os jornalistas da Globo presentes a Sessão Solene como Gerson Camarote, Giuliana Marrone, Heraldo Pereira João Borges, Zileide Silva, Júlio Mosquera, Délis Ortiz, dentre outros convidados.