Os heróis dos serviços indispensáveis

bernadetealves.com

Em tempos de isolamento social – essencial para conter a propagação do Coronavírus – muitos trabalhadores permanecem na linha de frente para garantir a saúde, segurança, transporte, limpeza, alimentação, comunicação e de todas as categorias de profissionais que têm ajudado Brasília e o Brasil a enfrentar um dos maiores desafios da nossa história. São pessoas que transformam a emergência de saúde em uma corrida pela vida.

Neste 1º de Maio, Dia do Trabalho, as nossas homenagens e agradecimentos vão aos heróis dos serviços indispensáveis. Palmas para a bravura humana ajudando o semelhante a ficar vivo. Na luta contra a Covid-19, cada alta é motivo de comemoração.

bernadetealves.com

A pandemia afetou a sociedade como um todo e de forma intensa os médicos, enfermeiros, socorristas, farmacêuticos e demais profissionais da saúde enfrentam circunstâncias árduas e lidam com a dor e a morte todos os dias.

bernadetealves.com

São tempos de incertezas, de mudanças drásticas na rotina e na economia. Nesse período de isolamento social, afloram outras complexidades como a solidão, a ansiedade e até a falta de fé. Esta fase de incertezas, com mudanças de hábitos, afeta não só o físico como o emocional, pois sofrem em silêncio em meio ao pânico.

Mais do que nunca, somos elos de uma corrente que ininterruptamente precisa ser fortalecida, seja por hábitos de higiene ou pela compaixão ao próximo com donativos, apoios aos produtores menores e locais. Em um tempo difícil como este, cada pessoa é um mundo, e todo mundo importa.

bernadetealves.com

Para amenizar o olhar perdido, a expressão abatida, a preocupação e a estafa, o governo do Distrito Federal lançou um olhar cuidadoso sobre os profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente salvando pacientes da Covid-19.  O GDF está cuidando de quem cuida da gente. Uma ação de solidariedade e valorização dos bravos profissionais de saúde.

Desde o dia 18 de abril, 26 servidores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), hospital referência no tratamento aos pacientes com Covid-19, estão recuperando as forças e a autoestima em apartamentos no Hotel Saint Paul. A hospedagem faz parte das ações para beneficiar os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. Este cuidado será ampliado neste mês de maio.

bernadetealves.com

Aqui em Brasília, o governo Ibaneis Rocha trabalha integrado e de mãos dadas com a sociedade sob a coordenação do vice-governador Paco Britto. O programa “Todos Contra a Covid” tem feito a diferença nesta luta contra o inimigo invisível e tem deixado o Sol da esperança entrar pela janela dos olhos dos brasilienses.

Diante das incertezas que o vírus ocasionou em nossas vidas, muitos desafios são colocados também em nosso caminho. Temos a oportunidade de fazer uma reflexão profunda das nossas ações, e à luz de tal reflexão, discernir melhor as nossas escolhas.

Aproveitar essa pausa em nossas casas para ouvir, descansar, sentir uns aos outros e recolher todo amor oferecido a nós e demonstrando-o com amor e gratidão à vida. Uma chance de redescobrirmos uns aos outros. Recolhimento e gratidão são as palavras do momento.

bernadetealves.com

Vamos seguir as instruções das autoridades de Saúde e praticar a etiqueta do bem. Como cidadãos, precisamos ter calma e serenidade para nos proteger enquanto sociedade. Precisamos agir e pensar comunitariamente em favor dos idosos, os mais vulneráveis.

O momento pede superação coletiva para a construção de uma sociedade inclusiva. É tempo de mudança de atitude, de postura e esforço de cada um para juntos vencermos esta pandemia.

bernadetealves.com
Profissionais de Saúde aplaudem paciente que sobreviveu à Covid-19 no HFA

Mais do que lavar as mãos o mundo precisa lavar o coração, a alma, a mente e a consciência. A transformação só acontecerá quando eliminarmos as barreiras políticas, religiosas e ideológicas e focarmos no efetivo combate à doença.