Vacina da gripe é associada a redução no risco de Covid-19

bernadetealves.com
Universidade de Michigan, nos Estados Unidos


Estudo publicado no periódico científico American Journal of Infection Control, realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, identificou que, além da gripe, o imunizante pode gerar algum nível de proteção contra o coronavírus também.


No estudo pessoas que tomaram a vacina contra gripe apresentaram um risco 24% menor de serem infectadas pelo novo coronavírus. Para chegar a essa conclusão os pesquisadores analisaram registros médicos de mais de 27.000 pacientes no Michigan submetidos a testes para diagnóstico de Covid-19 em julho de 2020.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza 100 pontos de vacinação contra a gripe influenza

Aqueles que se vacinaram contra a Influenza, vírus causador da gripe, tinham probabilidade menor de testar positivo, comparado com pessoas que não tomaram a vacina da gripe no ano anterior. Além disso, mesmo quando infectadas pelo coronavírus, pessoas vacinadas contra a gripe tiveram menor probabilidade de hospitalização e de intubação. Como o estudo é retrospectivo observacional, não é possível confirmar uma relação de causa e consequência entre a vacina da gripe e a redução do risco de Covid-19.

De acordo com os pesquisadores, a associação identificada pode não estar associada diretamente ao imunizante. “É possível que os pacientes que recebem a vacina contra a gripe também estejam praticando mais distanciamento social e seguindo as diretrizes do CDC”, disse a cardiologista Marion Hofmann Bowman, da Universidade de Michigan, ao site especializado Science Alert.

bernadetealves.com
Pessoa sendo imunizada contra a Covid-19

Por outro lado, os cientistas não descartam a possibilidade de haver um efeito biológico direto da vacina contra a gripe no sistema imunológico, que também ajuda na prevenção de infecções causadas pelo SARS-CoV-2, nome oficial do novo coronavírus.

Estudos anteriores já associaram a vacina contra gripe a potencialização da imunidade contra o coronavírus e até mesmo à redução da mortalidade pela doença. Um mecanismo plausível para esse efeito benéfico cruzado estaria no processo chamado imunidade treinada, em que a exposição a um invasor também prepara o sistema imunológico para responder a outras ameaças.

A vacinação é a única maneira eficaz de se prevenir contra o vírus da influenza e também contra o coronavírus. Quanto mais pessoas forem imunizadas mais vidas serão poupadas. Vacinas salvam vidas e garantem a retomada da economia.

Fotos: Divulgação