21 de Maio é dedicado a Língua Nacional: o idioma que integra as nações

bernadetealves.com
Dia da Língua Nacional: o idioma que integra as nações

O Dia da Língua Nacional, o idioma oficial de uma determinada nação, é uma data de suma importância para refletirmos sobre nossa essência. Com ela expressamos nossas ideias, sentimentos e entendemos os outros. A língua é o que somos e o que nos integra ao mundo.


No Brasil o idioma nacional é o português. A língua portuguesa é falada no Brasil por influência dos portugueses, principais responsáveis pela nossa colonização. Porém ela não é falada apenas no Brasil ou em Portugal, desde as grandes expansões marítimas pelos portugueses, a língua expandiu-se para a África, Ásia e Oceania.

bernadetealves.com
Idioma português que integra as nações

Nossa língua nacional é diferente da língua portuguesa. O português falado pelos brasileiros é dotado de diversas variações de outros idiomas, como por exemplo o Tupi-Guarani. O Tupi foi uma das maiores nações indígenas do Brasil, antes dos colonizadores desembarcarem nas terras tupiniquins.

Além dos idiomas indígenas, a língua portuguesa brasileira também foi influenciada pelos idiomas dos povos africanos durante o período da escravidão. Pela influência dos imigrantes ela se modificou na forma de falar e de escrever, com sotaques, mas sem perder a essência. Todos unidos pela integração.

bernadetealves.com

Dentro dos estados brasileiros é possível observar inúmeras variações regionais, tendo em vista que o Brasil recebeu além da influência de Portugal, influência de franceses, africanos, japoneses, alemães, italianos e ingleses.

Esta mistura que constrói nossa língua pátria inspirou Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade em vários estudos sobre as as diferenças que a língua tem em cada região deste imenso Brasil.

bernadetealves.com
Dia da Língua Nacional: o idioma que integra as nações


A língua portuguesa teve inicio quando os romanos dominaram a Península Ibérica (Portugal e Espanha) e impuseram seus padrões comportamentais, religiosos e lingüísticos. É um idioma neolatino, pois deriva do latim.


Em 1290 o idioma Português foi declarado oficial na Nação Portuguesa. Com isso, em 1500 quando os portugueses invadiram o Brasil, declararam essa língua a oficial da nova colônia.

bernadetealves.com
21 de Maio é dedicado a Língua Nacional: uma de nossas maiores influências

Em homenagem a língua portuguesa foi criado em 2006, em São Paulo, na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa. Um rico patrimônio imaterial. Quem não puder visitá-lo pode conferir toda sua riqueza pela internet. http://museudalinguaportuguesa.org.br

bernadetealves.com

“Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma”. Fernando Pessoa

A língua é fundamental para a integração, comunicação e expressão de todos os aspectos que compõem os diferentes povos.