Dia Mundial Sem Tabaco: um bom momento para ressignificar

bernadetealves.com


O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS. Cerca de 25% dos óbitos por câncer guardam relação com o fumo. Além do risco de morte, o tabagismo deixa a pessoa mais suscetível a infartos e tromboses, podendo ser igualmente responsável por outras enfermidades, como tuberculose, derrames, perda de sentidos (visão e audição), disfunção erétil e infertilidade.


Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia mesmo assim assine um compromisso com a vida, neste Dia Mundial Sem Tabaco. A data é uma forma de chamar a atenção a um hábito muito agressivo à saúde – de si e de terceiros – que, em tempos de pandemia, pode trazer graves complicações.

Estudos científicos publicados em 2021 mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes. Em função disso e em meio à pandemia por covid-19, a Organização Mundial da Saúde lançou uma publicação intitulada “101 razões para parar de fumar”, expondo todos os riscos do tabagismo ativo e passivo e suas relações com o vírus Sars-CoV-2, agente causador da doença.

bernadetealves.com
Estudos científicos mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes

Segundo a OMS, o novo coronavírus pode ser ainda mais prejudicial para fumantes e ex-fumantes, por se tratar de um vírus muito agressivo aos pulmões. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China, as pessoas que fumam têm 14 vezes mais chances de desenvolver quadros graves de covid-19 do que os pacientes que não possuem o hábito.

“O tabaco tem uma parte particulada da fumaça que, quando cai na corrente sanguínea, vai causar um processo inflamatório dentro da veia e das artérias, além da ação direta nas vias respiratórias, que podem causar doenças crônicas. A covid-19, basicamente, é uma doença respiratória também; ela causa um processo inflamatório vascular de uma forma muito intensa, e isso é responsável pelo processo trombótico”, esclarece a RTD.

bernadetealves.com
A fumaça do cigarro quando cai na corrente sanguínea, vai causar um processo inflamatório dentro das artérias, além da ação direta nas vias respiratórias


Quem quiser parar de fumar a Rede de Saúde do Distrito Federal oferece assistência e tratamento para fumantes, com foco na reabilitação de pessoas que desejam parar de usar o tabaco.


A abordagem é feita em duas frentes: o tratamento cognitivo comportamental, que consiste em orientações e estratégias para inibir o desejo de fumar, e o tratamento medicamentoso, que presta assistência farmacêutica aos casos mais graves. Atualmente, 58 unidades de saúde oferecem o tratamento antitabagismo em todas as regiões do DF.

bernadetealves.com
Fumar é hábito agressivo à saúde


“O tratamento medicamentoso consiste no alívio dos sintomas às crises de abstinência que os pacientes possam ter. Nem todas as pessoas precisam utilizar o medicamento; ele vai ser prescrito após avaliação médica para aqueles pacientes que não estão tolerando os sintomas das síndromes de abstinência”, explica a Referência Técnica Distrital (RTD) de Tabagismo Nancilene Melo.

A indústria do tabaco também é responsável por vários danos ao meio ambiente, com a emissão de gases poluentes e a contaminação do solo, além da poluição urbana devido ao descarte inadequado das bitucas. A luta antitabagismo completa 100 anos neste 2021.

bernadetealves.com
Diga NÃO ao cigarro e SIM à VIDA

Vamos atribuir um novo significado às nossas vidas e priorizar a saúde. Dizer NÃO ao cigarro é uma decisão acertada.

Fotos: Divulgação