Primavera: tempo de renascer e colorir a alma

bernadetealves.com
Primavera: tempo de renascer e colorir a alma


A primavera, estação mais romântica do ano, começa oficialmente nesta quarta-feira, dia 22, às 16h21 (horário de Brasília). Uma temporada com temperaturas agradáveis e lembrada sempre pelas cores vibrantes das flores e o verdejante dos gramados.

Primavera é o jeito da natureza dizer que é tempo de renascer e florescer para a vida. Que o encanto das flores, o vôo das borboletas, a beleza do amanhecer e do pôr do sol tragam alegria aos nossos corações e esperança de dias melhores.

Vamos semear boas sementes no coração das pessoas e decorar nossos ambientes com plantas que trazem folhas coloridas, com flores de todos os tons mais perenes.

bernadetealves.com
A pureza da menina com o esplendor do Girassol

O início da estação é chamado de equinócio de primavera – quando as horas do dia e da noite têm a mesma duração de 12 horas – com exceção de partes do Amazonas, Pará e quase a totalidade de Roraima e Amapá, que ficam no Hemisfério Norte. A estação termina em 21 de dezembro.

bernadetealves.com
Mix de flores da primavera

Segundo o Climatempo a primeira semana de transição entre o inverno e o verão, será marcada por chegada de frente fria no Sul e Sudeste. Para a maior parte do país, a primavera vai trazer temperaturas mais altas e o retorno das chuvas.

bernadetealves.com
Flor Primavera, conhecida como Manacá de Cheiro

A Primavera tem uma flor para chamar de sua. É a Brunfelsia uniflora, conhecida popularmente como Primavera. A floração ocorre a partir de setembro e vai até meados de março, sendo uma das características mais marcantes desta espécie. As flores são inicialmente de tom azul ou roxo e vão, ao longo do tempo, ficando brancas. Esta particularidade proporciona à espécie matizes especiais.


A espécie é um arbusto ornamental nativo do Brasil, também conhecida como Manacá de Cheiro ou de Jardim que pode atingir até três metros de altura. Quando florido atrai muita atenção.


Rosas

bernadetealves.com
Roseira – enfeitando e transmitindo seu frescor no jardim

A rainha das flores é considerada a mais sedutora delas. Seu nome procede do termo grego rhodon, que refere-se a Rodes, ilha coberta de rosas. Está no topo das flores mais vendidas do mundo e é de origem asiática.


O romantismo das rosas é inegável, elas encantam com sua beleza e aroma, e são carregadas de simbologia. Em diferentes culturas as rosas são ligadas ao amor e ao romance. Na mitologia, por exemplo, as rosas representavam a Afrodite (deusa do amor para os gregos) e Vênus (para os romanos). Para os cristãos, a rosa ainda representa Maria, mãe de Jesus, que em sua história nos ensina o amor incondicional.


As cores intensas, principalmente o vermelho, e a dualidade simbólica da beleza versus os espinhos aumentam o mistério e o romantismo das rosas. Enfeitam e transmitem seu frescor em qualquer lugar. Esteve presente em muitos jardins de antigos reis e rainhas, assírios, babilônios, egípcios e gregos e continua reinando até hoje. As rosas têm cores e significados diversos, simbolizam os sentimentos mais puro e principalmente o amor.

Beijo japonês

bernadetealves.com
Flor Beijo Japonês ou beijinho

Uma das flores mais tradicionais da primavera, o beijo japonês, conhecido como beijinho, segue entre as mais procuradas nas casas de jardinagem para a estação. Planta de meia-sombra, ela se desenvolve bem em jardins pouco ensolarados e tem na diversidade de cores de suas flores um de seus destaques. Com estética semelhante, a variedade sunpatiens da planta tem flores maiores e arbusto mais alto, sendo outra opção para colorir o jardim.


Jasmim

bernadetealves.com
Jasmim, a flor nativa da Ásia e China, é utilizada na produção de óleos e florais para combater insônia

Bela, delicada e perfumada! Essa é a Jasmim, nativa da Ásia e China. Sua floração ocorre no inverno e se estende por toda a primavera. É considerada uma trepadeira semi-lenhosa e cresce com facilidade. Seu nome vem de Yasmin, palavra de origem persa. Por ser ótima combatente da insônia, tensão e ansiedade, é utilizada na produção de óleos e florais.

Buganvilias

bernadetealves.com
Buganvílias rosa, conhecida como primavera

Também conhecida como primavera, a planta é outra tradicional opção para quem deseja decorar pérgolas e estruturas em madeira ou ferro para ornamentar o jardim. Na estação, ela atinge o ápice de sua florada, com flores em tons de vermelho, rosa, branco ou lilás.

Gérberas

bernadetealves.com
Gerbera, flor silvestre adaptável a qualquer solo e floresce o ano inteiro


Da família dos girassóis e margaridas para o mundo! Seu nome é uma homenagem ao médico e naturalista alemão Traugott Gerber. Essas flores silvestres são altamente adaptáveis a qualquer tipo de solo e florescem o ano inteiro, o que justifica o fato de ela ser a quinta planta mais vendida no mundo.


Seu ápice de florescimento é na Primavera, época em que sua impressionante aquarela de cores é mais viva. Podem ter cerca de 20 tons variáveis entre branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa e roxo. Simbolizam positividade, pureza, inocência, jovialidade.


Petúnia

bernadetealves.com
Petúnia, com estrutura pendente, seu cultivo é indicado em floreiras e vasos suspensos

Disponíveis em diversas tonalidades, as petúnias são outro clássico da primavera e mantêm sua majestade entre as pessoas que não dispensam o colorido das flores na estação. Com estrutura pendente, seu cultivo é indicado em floreiras e vasos suspensos, sempre instalados em ambientes externos, uma vez que elas precisam do sol para florescer.

Rosa do Deserto

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Com floração principalmente na primavera, a rosa do deserto tem caído nas graças de quem gosta de apreciar o colorido das flores e aparece como tendência para a estação. Necessitando de pouca rega, ela demanda muita luz natural, o que faz com que, mesmo em vasos, seu cultivo seja mais indicado para ambientes externos. A planta que é um vicio.

Maranta

bernadetealves.com
Maranta, não precisa de muito sol e por isso é indicada para vaso em ambientes internos, na sombra ou meia-sombra

Com grande variedade de padrões, riscados ou ‘manchados’, as marantas podem apresentar folhas largas ou estreitas que mesclam diferentes tonalidades de verde com ‘rajados’ que puxam para o branco, vermelho e bordô. Como não precisam de muito sol, são indicadas para o cultivo em vaso em ambientes internos, na sombra ou meia-sombra.

Thunbergia


Planta da família das trepadeiras, a thunbergia é uma das opções para decorar pérgolas, treliças e divisórias de jardim. Com desenvolvimento rápido, ela floresce na primavera e tem pétalas delicadas em tons de azul.


É uma planta versátil que pode se encaixar nos mais diversos estilos de jardins. É encontrada nas cores branca, azul e roxa.

bernadetealves.com
Buganvílias roxo

A primavera, além de renovar os ares, é uma estação que inspira os amores e irradia vida, cor e muitos ensinamentos. Uma flor, por exemplo, não pensa em competir com o botão ao seu lado. Ela só desabrocha.

Que a nova estação nos abrace com o carinho de suas flores e a beleza de suas cores.

Fotos: Divulgação, Pxhere e Reprodução