Gentileza: uma semente que faz o bem florescer e se propagar

bernadetealves.com
A gentileza, a compaixão e o amor são como antídotos contra a tristeza e também melhoram o sistema imunológico

Buscar relações gentis e um cuidado maior entre as pessoas cabe em qualquer momento e de forma constante. Esse é o objetivo do Dia Mundial da Gentileza, celebrado neste sábado, 13 de novembro.


A ideia surgiu em uma conferência realizada em Tóquio, em 1996, pelo World Kindness Movement (Movimento Mundial da Gentileza, em tradução livre). No Brasil o movimento chegou oficialmente em 2000, com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil incluindo práticas empáticas em suas rotinas.

Gentileza gera gentileza em qualquer lugar do mundo. A frase é uma máxima em diversos momentos da vida. Do ponto de vista neurológico, um abraço, um sorriso ou uma palavra positiva são capazes de mudar o dia de alguém. A bondade é contagiante, fica mais feliz quem recebe, e quem pratica também.


“A gentileza, a compaixão e o amor são como antídotos contra a depressão e doenças crônicas, também melhoram o sistema imunológico. Isso traz uma relação direta com o bem estar, porque dispara em nós o nosso melhor”, diz a psicóloga Thirza Reis.

bernadetealves.com
Dia Mundial da Gentileza – acolhimento e respeito com os seres vivos e consigo mesmo

A pandemia da Covid-19, o isolamento social, a crise econômica, adaptações feitas por conta do sofrimento e da insegurança deixaram marcas em todos nós. E mais do que nunca o cuidado entre as pessoas é necessário. Quando somos cuidadosos conosco somos gentis em todos os atos do cotidiano e promovemos intervenções de empatia proporcionam alento e esperança nos momentos difíceis.

bernadetealves.com
13 de Novembro, Dia Mundial da Gentileza – acolhimento e respeito com o outro e consigo mesmo


Me incomoda ver a falta de gentileza e amorosidade que estamos vivenciando nos últimos tempos. No trânsito, nas relações de trabalho e até mesmo nas relações familiares e nas amizades, é um “salve-se quem puder”. As pessoas preferem ficar no celular do que usufruir da companhia do outro.


As relações interpessoais próximas estão cada vez mais superficiais. É triste ver esta desconexão da essência. Sem empatia, respeito e tolerância a humanidade só irá regredir.


Para voltar a ter relacionamentos mais humanos e menos ríspidos devemos nos reconectarmos com nossos sentimentos e fazermos com que a semente do bem venha a florescer e se propagar.

bernadetealves.com
Ser cuidadoso e gentil com a natureza garante vida em abundância

O acolhimento, a amorosidade e o respeito com o outro e consigo mesmo devem ser constantes e em todas as nossas ações. Vamos propagar otimismo e boas ações coletivas, na internet, por meio do site e de nossas redes sociais.

Fotos: Divulgação e Reprodução