Dia da Saudade – sentimento que envolve afetividade e que todo mundo já experimentou

bernadetealves.com
Saudade: como driblar este sentimento que causa solidão

No dia 30 de janeiro se comemora o Dia da Saudade. A palavra vem do latim “solitate”, um sentimento que todo mundo já experimentou. Ter uma data para comemorar a saudade é importante para lembrar que somos seres humanos, não uma máquina e que os sentimentos fazem parte da nossa condição.


“Saudade” expressa um sentimento que envolve afetividade e que é uma palavra extremamente complexa, cheia de significado e muito difícil de traduzir do português para outros idiomas, devido a sua precisão.


O léxico “saudade” é exclusivo da língua portuguesa e galega. Uma empresa britânica, que teve a colaboração de mais de mil tradutores, criou uma lista onde constam as palavras mais difíceis de traduzir em todo o mundo. A palavra “saudade” foi considerada a 7ª palavra mais difícil de se traduzir para outros idiomas.

bernadetealves.com
Saudade: sentimento que expressa a falta que sentimos dos parentes, amigos e entes queridos que não estão conosco.


Especialistas explicam que a saudade como um sentimento misto se divide entre a nostalgia, que relembra um período da vida com carinho, e um vazio melancólico onde se está preso às lembranças que ficaram no passado.


A saudade assume o caráter afetivo e pessoal. O termo é mais usado para descrever a falta que sentimos dos parentes, amigos e entes queridos que não estão conosco. A nostalgia é usada para relembrar uma época de vida, uma fase, viagens, uma música, amores.


É preciso lembrar que quando estamos longe das pessoas a tendência é que a gente se apegue apenas às boas lembranças e esqueça até coisas que nos incomodavam. A dica é deixar para trás o que passou. Para começar uma história nova tem que terminar a antiga.


O ideal é não se apegar a fantasias e focar no que é real. Muitos mergulham na saudade porque preferem ficar nas redes sociais acompanhando a vida das pessoas com quem se relacionam do que investir o seu tempo em benefício próprio. Passear, conhecer novas pessoas, experimentar novos sabores, agradecer pelas bênçãos recebidas. Viva a vida real e não a virtual, que está longe de você.


A pandemia do novo coronavírus, que teve início em março de 2020, afetou as relações familiares e sociais, ativou sentimentos como depressão, ansiedade, angústia, raiva, pela mudança repentina no modo de viver e forçou a ressignificação do que é sentir saudade.


Sabemos que lidar com este sentimento não é fácil. A pandemia nos levou a parar tudo e deixou nossa vida de cabeça para baixo. A convivência familiar ativou sentimentos, pois muitas famílias tiveram de passar 24 horas por dia juntos, o dia inteiro, gerando conflitos. Mas, a situação também nos deu a oportunidade de aprender sobre o autoconhecimento, os sentimentos que compõem o ser humano.

bernadetealves.com
Associar a saudade de forma positiva e construtiva dá coragem para poder ir adiante


A psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves, especialista na Ciência do sentir, explica os jeitos de associar a saudade de forma positiva. “Na minha experiência pessoal, vejo que as pessoas devem agregar o sentimento de saudade pela gratidão. Quando sentimos gratidão pelos momentos que vivemos, pelo que a vida proporcionou. Com certeza o olhar da pessoa e a compreensão da própria vida tenderá a associar a saudade de forma positiva e construtiva para poder ir adiante”, explica a psicoterapeuta.


A verdade é que a saudade é um sentimento contraditório. Tem dias que nos faz sofrer, e em outros nos faz rir. As vezes a saudade aperta, mas também ela nos traz a certeza que os bons momentos vividos se tornaram belas recordações.


Como recordar é viver, Viva a Saudade!!!