Empreender na advocacia é tema de encontro promovido pela CEJUR da OAB/DF

bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR, durante debate sobre o empreender na advocacia na OAB/DF

A graduação em Direito é bastante procurada pelos jovens por ser uma área com muitas oportunidades de trabalho e reconhecimento profissional. Ao conquistar o tão sonhado título de bacharel muitos ficam sem saber por onde começar. Abrir o próprio escritório ou seguir uma carreira no Direito?


Por este motivo, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal, por meio da sua Comissão de Empreendedorismo Jurídico, promoveu encontro para mostrar como empreender com êxito na advocacia e também quais as opções que podem proporcionar satisfação pessoal e uma vida financeira tranquila.

bernadetealves.com
Empreender na advocacia é tema de encontro promovido pela CEJUR da OAB-DF

O evento aconteceu na sede da OAB/DF na 516 Norte no dia 19 deste mês e reuniu advogadas e advogados interessados em conhecer como gerir os negócios jurídicos com duas especialistas no assunto.


Para conquistar mais espaço no mercado e desafiar os obstáculos na área do empreendedorismo feminino, a OAB/DF promove debate relativo à igualdade de gênero, valorizando o trabalho desenvolvido por mulheres e abrindo portas na área da advocacia.

bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR, da OAB-DF promove evento sobre o empreender jurídico

O encontro foi presidido pelo advogado Gilbert Di Angellis, presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico, na companhia da advogada Isadora França, vice-presidente da Comissão e da advogada Amanda Moreira Andrade, secretária-executiva adjunta da CEJUR.


Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR, abriu os trabalhos enaltecendo a importância do empreender e agradeceu o apoio do presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr e sua diretoria na promoção dos profissionais do direito e na valorização do empreendedorismo feminino.

bernadetealves.com
Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB-DF debate o empreender na advocacia

O advogado Gilbert Di Angellis falou da honra de presidir a CEJUR e dos projetos para este ano. Agradeceu a presença das ilustres palestrantes Dra. Ana Frazão e Dra. Marcela Furst, dos integrantes da Comissão, professores dos UniCeub e UnB e colegas advogados e advogadas.

bernadetealves.com
Professora doutora Ana Frazão com o advogado Gilbert Di Angellis, presidente da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF

A doutora Ana Frazão, ex-conselheira do CADE e professora da UnB, falou da importância da qualificação correta para a prática jurídica principalmente para as mulheres por causa da discriminação de gênero. Ela também falou da interdisciplinaridade no Direito e deu as principais dicas para ser um profissional bem capacitado. Cursos de pós-graduação e cursos de extensão auxiliam no desenvolvimento dessa competência.

bernadetealves.com
Advogada Brenda Teles participando de evento promovido pela CEJUR da OAB/DF

A Dra. Ana Frazão mostrou que compreender a origem das leis, como são moldadas pela cultura e pelos costumes da sociedade, como impactam o dia a dia das pessoas é importante para que o profissional desenvolva diversas competências, como capacidade de argumentação, raciocínio e reflexão.

bernadetealves.com
Empreender na advocacia é tema de encontro promovido pela CEJUR da OAB/DF

A doutora em Direito Empresarial falou sobre as carreiras mais promissoras e atraentes, no momento, para os novos profissionais como o Direito do entretenimento, de Propriedade Intelectual, no segmento de direitos autorais e Direito Digital.

Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB-DF promove debate sobre atuação da mulher na advocacia com Ana Frazão e Marcela Furst

E pediu que as mulheres não aceitem tratamento desigual e muito menos desrespeito, comentários sexistas, provocações, assédio moral e sexual.

bernadetealves.com
Advogada Isadora França, vice-presidente da CEJUR com a palestrante Dra. Ana Frazão, durante evento na OAB/DF

“Essas ameaças às mulheres no mercado de trabalho, inclusive na advocacia, são inadmissíveis e precisamos nos unir para combater este problema. A prevenção da violência e do constrangimento pessoal e profissional da mulher no ambiente de trabalho é uma luta de todos”, disse Frazão.

bernadetealves.com
Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB-DF debate o empreender feminino na advocacia

Com o intuito de se dar bem na carreira, muitos profissionais do direito abrem seu próprio negócio em vez de ingressar no setor público ou atuar em escritórios privados. Mas estudos mostram que é exatamente no empreendedorismo onde há maior carência de mulheres da área do direito.

bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR com a conselheira da OAB/DF Marcela Furst durante encontro sobre o empreender na advocacia

Este foi o tema central da advogada Marcela Furst, conselheira da OAB/DF e diretora do IBDFAM. Marcela explicou que um dos motivos é a cumulação de tarefas familiares e o ingresso tardio no mercado de trabalho. “As mulheres são muitas vezes desencorajadas a desenvolver seu espírito empreendedor”.

bernadetealves.com
Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB-DF promove debate sobre atuação da mulher na advocacia

A conselheira da OAB/DF falou das dificuldades enfrentadas pelos novos advogados e mostrou os caminhos que ela percorreu até chegar a estabilidade da carreira.

bernadetealves.com
A palestrante Marcela Furst, conselheira da OAB/DF, durante encontro promovido pela Comissão de Empreendedorismo Jurídico

“Trabalhar por conta própria pode ser uma excelente opção de atuação profissional para as advogadas, principalmente porque a mulher é apta em gestão e em setores administrativos”, disse a advogada.


Marcela também mostrou as opções de carreira para as pessoas formadas em direito e que não pretendem abrir escritório de advocacia e nem trabalhar em escritório de colegas.

bernadetealves.com
Empreender na advocacia é tema de encontro promovido pela CEJUR da OAB/DF

As carreiras no Direito que podem proporcionar satisfação pessoal e uma vida financeira tranquila são: Procurador, Promotor de Justiça, Defensor Público, Delegado, Advogado da União, Delegado da Polícia Federal e Juiz de Direito.

Marcela falou que o networking é fundamental para o sucesso profissional, mas ele também pode ajudar os profissionais que querem aprimorar a interdisciplinaridade no Direito. “Ter parcerias em diferentes áreas permite que você troque experiências e tenha auxílio no atendimento a clientes e solução de problemas”, disse a Dra. Marcela.

bernadetealves.com
Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF promove encontro sobre empreender na advocacia

Finalizou pedindo que a mulher aposte em seu potencial e lembrou que quem não investe em si vai trabalhar para enriquecer os outros.

bernadetealves.com
Advogado Apuám Carvalho, participando de evento promovido pela CEJUR da OAB/DF

O debate com as especialistas, professoras e colegas na OAB/DF ajudou no enriquecimento para desenvolver habilidades para apresentar as melhores estratégias para solucionar as demandas do trabalho. Mostrou como as parcerias com outros profissionais é importante para a satisfação pessoal e sucesso no empreendedorismo jurídico.

bernadetealves.com
Amanda Moreira, Isadora França, Ana Frazão, Marcela Furst e Gilbert Di Angellis durante debate sobre empreendedorismo feminino na advocacia

Parabéns a OAB/DF pelo evento. Uma iniciativa muito oportuna que mostrou a importância da capacitação profissional para o êxito na advocacia. Conhecer e dominar diversas áreas do conhecimento, mesmo que não esteja relacionada a atuação principal é fundamental para trabalhar de forma humanitária.

bernadetealves.com
Advogada Bernadete Alves, professora doutora Ana Frazão e Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR da OAB-DF

Conhecimento amplo possibilita confiança e rapidez para interpretar a lei corretamente, para indicar soluções para os clientes, atuar na mediação de conflitos, identificar os direitos da parte, ingressar com ações judiciais e como solucionar determinado problema da melhor forma.

bernadetealves.com
Advogada Isadora França, vice-presidente da CEJUR da OAB-DF entrega Diploma de Participação a palestrante Dra. Ana Frazão
bernadetealves.com
Gilbert Di Angellis, presidente da CEJUR da OAB-DF com a advogada Cleíse N. Martins Costa, professora do UniCEUB, durante evento sobre empreendedorismo Feminino na advocacia
bernadetealves.com
Advogada Marcela Furst recebe Diploma de Participação das mãos da secretária-adjunta da CEJUR Amanda Moreira

Como advogada e profissional da imprensa sei que acompanhar todas as mudanças na legislação, entendimentos doutrinários e jurisprudências não é uma tarefa fácil. Mas é importante para desenvolver habilidade e é um diferencial para se destacar no mercado de trabalho.

bernadetealves.com
Hellen Nozima, Gustavo Di Angellis, Bernadete Alves, Gilbert Di Angellis e Brenda Teles, durante evento promovido pela CEJUR da OAB-DF
bernadetealves.com
Empreender na advocacia é tema de encontro promovido pela Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF

Fotos: Ricardo Vieira