Dia Mundial das Religiões e do Combate à Intolerância Religiosa

bernadetealves.com
Dia Mundial das Religiões: a fé das pessoas jamais pode ser motivo para discriminação, preconceito ou violência

Celebra-se neste 21 de janeiro o “Dia Mundial da Religião”. No Brasil, no dia 21 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O objetivo dessas datas, é alertar a população para o perigo da discriminação e do preconceito religioso e dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões. 

O 21 de janeiro assinala a luta pelo respeito às diversas crenças, para que todos tenham liberdade para professar a sua fé. Se queremos ser respeitados, devemos oferecer respeito. Se desejamos ser livres para nosso culto, defendamos o direito do outro ter liberdade na fé.

A religião e a fé das pessoas jamais podem ser motivo para discriminação, preconceito ou violência.

bernadetealves.com
Combater à Intolerância Religiosa é respeitar a crença dos outros

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi escolhido em referência à Iyalorixá Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999 e em referência ao Dia Mundial da Religião. O objetivo da data é promover respeito, tolerância e diálogo entre as diversas religiões.

Pessoas intolerantes têm relacionamentos difíceisGeralmente, criam situações conflituosas, tornando-se pessoas ofensivas, agressivas e perigosas. Assim, é muito importante não aceitar esse tipo de comportamento e evitar se relacionar com quem é intolerante a tudo.

bernadetealves.com
Dia Mundial das Religiões e do Combate à Intolerância Religiosa

Para combater a intolerância religiosa, é preciso defender os direitos individuais, promover o acesso à informação, com conhecimento, discussões e debates, além de lutar por políticas públicas que estimulem a tolerância e a liberdade.

tolerância religiosa se trata do ato de aceitar e consentir sobre a existência de diferentes religiões, em que o respeito aos seus cultos e convicções são preservados. Como consequência, essa tolerância pode ser vista como fundamental para que a liberdade religiosa seja protegida e preservada.

bernadetealves.com
Combater à Intolerância Religiosa é defender o direito do outro ter liberdade na fé

Fotos: Reprodução