São Patrício: padroeiro da Irlanda que tinha o perdão como maior prova de fé

bernadetealves.com
São Patrício: padroeiro da Irlanda é celebrado em 17 de março

Celebra-se neste 17 de Março o Saint Patrick’s Day, em homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, que morreu nesta mesma data em 461 d.C. Patrício é um dos santos católicos mais antigos e segundo historiadores fundou uma comunidade de fé, instalando o cristianismo na Irlanda. . Ele teria nascido por volta do ano 389, ou seja, final do século IV.

Embora seja fortemente associado à Irlanda, o possível local de nascimento do santo é em Banwen, no País de Gales, atualmente, parte do Reino Unido. A relação com a Irlanda aconteceria na adolescência do futuro santo. De acordo com a história, aos 16 anos Patrício teria sido capturado por piratas irlandeses. Foi levado à ilha da Irlanda e escravizado durante seis anos, quando conseguiu fugir e retornar à Grã-Bretanha. O período cativo teria sido fundamental para o desenvolvimento da fé do futuro santo. Tanto que ele voltaria à Irlanda, mas, desta vez, por vontade própria, com uma missão.

São Patrício sentiu um chamado de Deus para voltar à Irlanda. Diferentemente da primeira “jornada” em que foi escravo dos piratas, desta vez o religioso teria como função anunciar a palavra divina ao povo irlandês. Para isso, Patrício passou uma temporada na França, onde estudou teologia em um mosteiro. A volta à Irlanda teria ocorrido por volta do ano de 432, já ordenado bispo.

Uma das marcas do trabalho de São Patrício foi utilizar o trevo, planta comum na ilha irlandesa, para explicar o conceito cristão de trindade – Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo.

São Patrício soube criar diálogo em um primeiro momento com a cultura celta e, a partir daí, fazendo uma evangelização com a vida da cruz, uma vida pobre e de muita solidariedade. Ele teve muito amor pelos pobres, foi um bispo servidor. Isso marcou as raízes cristãs na Irlanda.

Ao santo também é atribuída a expulsão de todas as cobras da Irlanda. Isso porque São Patrício é representado em diversas imagens esmagando serpentes com um cajado. A santidade de Patrício, porém, veio pela pregação da santíssima trindade e incentivo ao sacramento da confissão.

A popularidade de São Patrício transformou a festa religiosa em celebração cultural e ganhou o mundo. Nesta data as pessoas vestem-se de trajes verde e branco, saindo às ruas em uma caminhada festiva e, claro, celebrando com cerveja, principalmente a stout guinness e o uísque Jamenson.

Com a chegada dos irlandeses em outros países, principalmente nos Estados Unidos, a celebração ganhou adeptos. As pessoas vestiam-se de trajes verde e branco, e saiam às ruas em uma caminhada festiva. Surgiu aí o St. Patrick’s Day datam de 1601. No século 18, as festividades ganharam força em cidades grandes americanas como Boston e Nova York – até hoje, dois polos importantes da colônia irlandesa na América.

Personagem muito popular do folclore irlandês, o leprechaun, uma espécie de duende, também é lembrado durante o St. Patrick’s Day. A lenda diz que são esses duendes que protegem todo o ouro e as riquezas do país e, por serem muito ágeis, a pessoa que conseguir capturar um pode fazer três pedidos e será atendida.

bernadetealves.com
São Patrício: padroeiro da Irlanda que deu origem a Saint Patrick’s Day Party, festa temática de 17 de março

Lá, nas ligas esportivas norte-americanas, algumas equipes homenagearem a tradição irlandesa. Em Nova York, foi construída a Catedral de São Patrício, uma imponente igreja que é a sede da arquidiocese da região, localizada na Quinta Avenida.

No Canadá o Santo ganhou uma Basílica em sua homenagem. Ela fica em Montreal, maior cidade da província de Quebec.

bernadetealves.com
Basílica de São Patrício, em Montreal, no Canadá

No Brasil várias cidades festejam o St. Patrick’s Day. Aqui em Brasília alguns bares estão com promoções especiais para celebrar a sexta-feira de São Patrício.

Fotos: François Boulay e Reprodução