Coluna Bernadete Alves
Embaixada do Marrocos festeja Rei Mohammed VI

O embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, e a embaixatriz Siham Belamine receberam convidados no dia 30 de julho para festejar a Data Nacional do país e o 19º aniversário de ascensão ao trono de sua majestade o Rei Mohammed VI.
Nabil Adghoghi e Siham Belamine, tipicamente vestidos e muito simpáticos, recepcionaram os mais de 300 convidados na entrada da riquíssima residência oficial no Setor de Embaixadas Norte. A belíssima arquitetura de Marrocos foi o cenário para a Banda do Corpo de Bombeiros executar os hinos do Marrocos e do Brasil.
A festa, que já se tornou tradição no calendário festivo do corpo diplomático em Brasília, recebeu embaixadores, parlamentares, empreendedores, membros do executivo local e federal, conterrâneos, sociedade de Brasília e a imprensa.
O embaixador Nabil agradeceu e disse do orgulho de ter tantas personalidades e bons amigos no Brasil. “Isso mostra o imenso apego e o grande afeto entre os dois países. Esta noite é uma ótima oportunidade para promover um novo modelo de laços interculturais entre as nações no século 21, que valorizam a diversidade, o cosmopolitismo e recusam o isolamento e a exclusão”, disse em português fluente.

Nabil disse que o Reino de Marrocos é conhecido hoje como um país de tolerância de convivência e de respeito. Segundo ele, o país está se posicionando de uma maneira competitiva na economia internacional nas indústrias automobilística, aeronáutica, nas energias renováveis, agricultura sustentável, na logística e no turismo.
O Marrocos é visitado anualmente por mais de 12 milhões de pessoas. Brasil e Marrocos discutem planos de aumentar intercâmbio comercial e cultural entre os países. Marrocos possui uma localização estratégica pois facilita os acessos tanto ao continente africano quanto ao europeu.
Atualmente o país importa do Brasil produtos básicos e semimanufaturados, com destaque para o açúcar, milho e madeira. Já os marroquinos são grandes exportadores de fertilizantes, além de outros químicos usados na produção de vários produtos em território brasileiro.
Para aumentar ainda mais as parcerias e acordos bilaterais, Marrocos vai instalar novos escritórios. Além dos consulados honorários do Reino do Marrocos em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o embaixador informou que em breve Ceará e Minas Gerais vão ganhar consulados.

Marrocos é um dos destinos africanos mais atrativo para quem busca paisagens incríveis, cores vibrantes, cultura única e culinária deliciosa e famosa pela sua diversidade, criatividade e exotismo. Lá usa-se muitas especiarias como canela, cominho, açafrão, gengibre, alho e pimenta.
E todas estas delícias foram servidas pelos anfitriões. Nos jardins da casa foi montada uma tenda marroquina com os principais pratos da culinária do país africano,como a taijini e o cuscuz, bebidas e doces irresistíveis. Um verdadeiro banquete!
A bela embaixatriz Siham, além de perfeita anfitriã, é uma talentosa estilista no Marrocos. Para a ocasião ela usou uma criação própria, como faz em todas as recepções na residência oficial. Siham também é uma parceira do projeto Embaixadas de Portas Abertas, projeto idealizado pela primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg,que tem como objetivo aproximar os estudantes da rede pública da carreira diplomática e apresentar a eles os costumes de outras partes do mundo.
Longa vida a sua majestade, o rei Mohamed VI e aos queridos Nabil Adghoghi e Siham Belamine.