Startup gaúcha apresenta alternativa para o combate ao Covid-19

bernadetealves.comNo último semestre a startup de Porto Alegre SleepBoll anunciou a necessidade da implantação de oitenta mil cabines para o descanso de motoristas em rodovias brasileiras, visando atender o mercado de logística de longa distância (e assim cumprir as demandas da Lei dos Caminhoneiros). A inovação, contudo, passou a ser considerada no último mês como uma barreira sanitária em potencial aos casos registrados de Coronavírus no mundo, como uma alternativa de isolamento aos pacientes ou até mesmo como uma contingência para os profissionais da saúde.

https://bernadetealves.com/

Segundo o CEO, Luciano Paixão, os minidormitórios, individuais, viabilizados pela startup foram criados com o propósito de salvar vidas: “Inicialmente, pensamos apenas nas demandas de logística, pois era necessário mais que pontos de parada para atender o segmento. Enxergamos uma oportunidade de resolver um sério problema social instalando as cabines de descanso em postos de gasolina, pedágios e aeroportos. Neste momento, a demanda do nosso projeto cresceu. Passamos a ser uma solução ao combate ao Coronavírus a partir das nossas cabines que isolam, em hospitais, as pessoas suspeitas de contaminação enquanto aguardam diagnóstico por médicos ou exames”, explica. A tecnologia do ozônio que acompanha as cabines, ainda, quebra as partículas de ar contaminadas pelo vírus e outras substâncias prejudiciais à saúde, garantindo a descontaminação de todo o ambiente. “Roupas e utensílios dentro das cabines também são desinfetados favorecendo o isolamento a desaceleração do contágio no ambiente urbano”, comenta.

https://bernadetealves.com/

De uma solução para a saúde dos caminhoneiros (o Brasil é o quarto colocado no ranking de número de acidentes nas estradas), o sistema preventivo da SleepBoll passa a ser um potencial aliado ao controle da epidemia do Coronavírus no Brasil. “Se apenas no setor de logística prevíamos uma economia superior a trinta bilhões de reais por ano no custo direto do transporte e mais de cinco bilhões ao ano com valores inerentes à previdência social e SUS provocados pelos acidentes de trânsito em rodovias, nossa contribuição social se elevou exponencialmente neste momento”, observa o CEO da SleepBoll.

Com convênios firmados e previstos entre fabricantes, a entrega imediata de pedidos das cabines está garantida, sendo mais uma alternativa de solução apresentada pela iniciativa privada no combate ao Covid-19 (novo Coronavírus).

Na mesma esteira, vários empreendedores estão unindo esforços em prol da população brasileira, a exemplo de empresas que estão produzindo e distribuindo gratuitamente álcool em gel para a rede de saúde; clubes de futebol e administradoras de estádios que ofereceram suas estruturas para a construção de hospitais de campanha; e grupos do setor hoteleiro que ofereceram seus hotéis para receber pacientes com a doença, a exemplo do Paulo Octávio, que cedeu o hotel Brasília Palace.

A SleepBoll é uma startup com ecossistema de economia e colaborativa que implementa cabines dormitórios visando salvar vidas. Inicialmente, formatada para abastecer os pontos de paradas de caminhoneiros e viajantes nas estradas. Isso porque nos últimos 20 anos foram 400 mil vidas perdidas nas estradas. No mesmo período mais de duas milhões de pessoas ficaram incapacitadas em acidentes de trânsito. Hoje, as cabines da SleepBoll estão sendo oferecidas a empresas privadas e hospitais públicos engajados no combate à proliferação do Coronavírus.

O idealizador do projeto, Luciano Paixão, é palestrante, empresário, pesquisador, inovador corporativo e CEO da SleepBoll. Tem 25 anos de experiência no mercado corporativo, focando em processos sustentáveis e no capitalismo de alianças por projetos de economia colaborativa.