Empresário Roberto Curi perde a vida para a Covid

bernadetealves.com
Empresário Roberto Curi, proprietário do Curinga dos Pneus

É com muita tristeza que registro o falecimento do empresário pioneiro Roberto Curi, um dos mais respeitados de Brasília, vitima da Covid-19. Dr. Roberto deixa a esposa Yara Wassita Curi, com quem estava casado há 54 anos, os filhos Roberto e Karina e a enteada Consuelo Wassita e sete netos.

O empresário pioneiro, fundador do Grupo Curinga dos Pneus, tinha 88 anos e teve uma parada cardiovascular no entardecer desta terça-feira (23). Curi estava internado há 20 dias no Hospital DF Star, na Asa Sul.

Brasília está de luto com a morte do visionário Roberto Curi. Junto com a esposa Yara, formava um dos casais mais queridos e respeitados da corte. Elegante em todos os atos, amigo leal, prestativo e muito culto. Assim era Roberto Curi.

bernadetealves.com
Roberto Curi e Yara Wassita Curi, casal respeitado em Brasília

Roberto Curi  era filho de libanês, nasceu em São Paulo no dia  6 de outubro de 1932, e veio para Brasília em 1957. Um candango que abraçou o sonho de JK e aqui  iniciou seus negócios no ramo da venda de pneus.

Tornou-se proprietário do Curinga dos Pneus, uma das mais proeminentes revendedoras do país. Ganhou respeitabilidade e expandiu os negócios em várias capitais brasileiras. Curi também atuou com uma concessionária de carros e caminhões.

Depois dos valores familiares, trabalho era a sua vida. Aos 88 anos continuava à frente dos negócios e dava expediente nas empresas. Uma trajetória ilibada e digna. Um exemplo não só para a família como para Brasília e os jovens empreendedores.

bernadetealves.com
Empresário Roberto Curi com Affonso Heliodoro, no IHGDF

Ele dizia que ninguém consegue vencer na vida sem trabalhar arduamente e sem respeitar o outro. Que não se conquista o sucesso subindo de elevador e sim dando um passo de cada vez. Que para ele nunca foi fácil e que seguia seu coração ao dar o próximo passo. Mesmo com toda sua riqueza patrimonial continuava simples, tratando todos de igual por igual. Seus funcionários eram tratados como da família.

Roberto Curi era um farol que iluminava o caminho de muita gente. Um amigo para se guardar do lado direito do peito.Tive o privilégio de ouvi-lo por dezenas e dezenas de vezes e sempre me surpreendia. Com ele, eu me meus filhos apreendemos muito. Suas sábias lições serão eternizadas assim como a sua trajetória de vida e de trabalho.

Roberto curi começou trabalhar aos 18 anos vendendo jornais. Depois trabalhou na Nestlé e na Goodyear do Brasil em 1954 para prestar serviços no cargo de inspetor em São Paulo (SP). Poucos anos depois, em 1962, ele foi promovido para gerente-geral da filial no Triângulo Mineiro.

bernadetealves.com
Roberto Curi com a esposa Yara Wassita Curi,procuradora federal, no início de Brasília

Depois veio tentar a vida na nova capital. Aqui conheceu o empresário Lino Martins Pinto que o convidou para abrir uma sociedade na qual Roberto teria 20% de participação na Pneus OK. Foram sócios por seis anos quando Roberto Curi resolveu montar  a loja Curinga dos Pneus na W3 Sul. A partir dali só cresceu e chegou  a 47 filiais em 10 estados brasileiros. Os negócios se expandiram em 1998, momento em que o pioneiro inaugurou a revenda Curinga Veículos Fiat, que atende as cidades de Uberlândia (MG), Araguari (MG) e Catalão (GO).

O Grupo cresceu tanto que se tornou também revendedora autorizada da Iveco Caminhões Fiat, com sede em Uberlândia, atendendo toda a região do Triângulo Mineiro.

No aniversário dos 60 anos de Brasília, Roberto Curi foi um dos personagens do documentário “BSB60 – Brasília e Seus Pioneiro”.

Siga em paz, especial amigo e amoroso ser humano.!