Guerreiros da Saúde ganham reconhecimento da UnB

bernadetealves.com
Guerreiros da Saúde recebem paciente no HRAN

A dedicação,doação e esforço dos trabalhadores que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 no Distrito Federal têm recebido aplausos e reconhecimento do GDF, da sociedade e também da comunidade acadêmica.

Para agradecer todo o trabalho em prol da vida, destes mitos de máscaras, que tiveram seu dia a dia alterado desde o primeiro caso de Covid-19 em Brasília, no dia 5 de março, docentes e alunos da Universidade de Brasília criaram o Projeto “Cartas Solidárias”, uma ação voltada para elevar a autoestima e amenizar os impactos e transtornos diante a dor e perda de vidas.

bernadetealves.com
Guerreiros da Saúde do HRAN recebem homenagem da UnB

Os primeiros “Guerreiros da Saúde” a receberem a homenagem foram os trabalhadores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no atendimento a pacientes com a Covid-19. Os elogios – escritos em poemas, citações, recados e fragmentos – foram entregues pela professora de Terapia Ocupacional da UnB, Flávia Mazitelli, nos jardins do hospital no dia 05.

 “Queremos não só fazer uma manifestação de solidariedade, como também é uma forma da comunidade sentir que está participando desse momento, ainda que de casa. Esperamos ainda que traga um pouco de acalento aos profissionais nesse momento tão difícil”, disse Flávia Mazitelli.

bernadetealves.com
Guerreiros da Saúde trabalham intensamente em prol da vida

A homenagem da Universidade de Brasília se soma as ações de proteção da vida e bem- estar desenvolvidas pelo GDF a todos os profissionais de saúde. Afinal, quando decidiram atuar na saúde, juraram servir à humanidade. Prometeram colocar o bem-estar do paciente em primeiro lugar e sabiam que enfrentariam dificuldades. Nada do que estudaram, viveram e fizeram  se compara ao cenário que enfrentam hoje no combate ao novo coronavírus.

A médica Fernanda Quirino, uma das agraciadas pela homenagem, e que representou as equipes de saúde do HRAN, falou dos riscos e dificuldades enfrentadas para servir e salvar vidas, durante ato realizado nos jardins do hospital.

“Atitudes assim mostram que a população entende o risco que corremos, as dificuldades que enfrentamos, tudo que abrimos mão para estar aqui, cuidar do outro e servir. É uma forma de reconhecimento, que até então, não tínhamos”, disse a médica Fernanda Quirino.

bernadetealves.com
Flávia Mazitelli,professora de Terapia Ocupacional da UnB, entregando “Cartas Solidárias” aos Guerreiros da Saúde do HRAN

Trabalhadores que atuam na linha de frente contra o coronavírus e que, dentro das suas especialidades, tem se empenhado para ajudar nesse momento crítico de saúde pública, também receberam “Cartas Solidárias”. Os profissionais da vigilância, serviços gerais, nutrição, vigilância em saúde e comunicação, dentro das suas especialidades, tem se empenhado para ajudar a salvar vidas.

Frases como “o seu trabalho é essencial para as pessoas” e “sua presença e doação são luz e amparo em momentos de dor”, são algumas das manifestações de força e empatia para os “Guerreiros da Saúde”

A gerente de enfermagem do HRAN, Cleide Crisóstomo, disse que a homenagem da UnB  é um incentivo a mais para continuar se dedicando na luta contra o coronavírus. “Fiquei muito feliz e emocionada. É uma atitude linda, com palavras simples e verdadeiras. É muito gratificante receber esse tipo de atenção”.

bernadetealves.com
Hospital Regional da Asa Norte

Em meio à ameaça do vírus, os “Guerreiros da Saúde”, têm enfrentado as próprias forças, arriscam suas vidas para proteger as outras pessoas no momento mais crítico enfrentado pelo Brasil e o mundo.

A Covid-19 é uma doença grave que mata e todos nós precisamos ter responsabilidade com a situação. Vamos Ficar Em Casa, vamos respeitar o direito de viver.

É hora de paciência, de união, de solidariedade. Com responsabilidade, segurança e fé vamos sair dessa o mais rápido possível. O isolamento social é a forma mais segura de controlar a propagação da doença.