Sofrimento psíquico: reflexo do coronavírus

bernadetealves.com

Estudos comprovam que situações de pandemia têm um impacto na saúde mental e no bem-estar psicológico das pessoas. Nos casos de isolamento social obrigatório e de internações, é recorrente o aumento de sofrimento psíquico na população, principalmente em quem já tinha fatores preexistentes. A Covid-19 pode também impactar a saúde mental a longo prazo.

Esta é a conclusão de uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade College London, na Inglaterra, publicada  no dia 18 na revista científica The Lancet Psychiatry. A equipe se baseou em outros 72 estudos realizados em diferentes países.

 

Angústia,insegurança, solidão, pessimismo, preocupação com pessoas que queria estar perto, medo da morte e transtorno do estresse pós-traumático, são algumas das consequências do novo Coronavírus. Sentimentos únicos, que só quem passa sabe a dor que sente, merecem assistência terapêutica .

bernadetealves.com

Os especialistas também analisaram os problemas de saúde mental em pessoas que ficaram internadas. A maioria apresenta alto risco de depressão, ansiedade, delírio, fadiga e TEPT.

O Médico psiquiatra André Russowsky Brunoni, professor da Faculdade de Medicina (FM) da USP, explica que episódios de aumento de transtornos mentais já haviam ficado evidentes na população em epidemias passadas como as do ebola, na África, em 2014; a Sars, na China, em 2002, e a Mers, em 2012, no Oriente Médio. Porém, “as amostras de estudos dessas doenças foram relativamente pequenas, restritas a indivíduos de risco e com medidas parciais de quarentena, situação diferente da que ocorre na pandemia de covid-19”, diz.

Recentemente artigo publicado na Lancet (The psychological impacto of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence), de uma pesquisa realizada em 164 cidades chinesas observou que 16,5%, 29% e 8% das pessoas que viveram a pandemia de covid-19 descreveram respectivamente sintomas moderados a graves de depressão, ansiedade e estresse. Embora “não se saiba ainda se estes problemas psíquicos persistirão no longo prazo”, explica  o pesquisador.

bernadetealves.com

A ONU está  alertando que uma crise global de saúde mental. “Uma crise de saúde mental se avizinha agora que milhões de pessoas de todo o mundo estão cercadas pela morte e pela doença e forçadas ao isolamento, à pobreza e à apreensão resultantes da pandemia do novo coronavírus”, disseram especialistas de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 14 deste mês.

“O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico, todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico”, disse Devora Kestel, diretora do departamento de saúde mental da OMS.

Kestel disse que os governos deveriam colocar a questão “na linha de frente” de suas ações. “A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram seriamente impactados por esta crise e são uma prioridade a ser abordada urgentemente”, pediu a diretora do departamento de saúde mental da OMS.

bernadetealves.com

Psicanalistas dizem que situação de confinamento em casa, em que as relações familiares são mais intensificadas e o afastamento dos amigos é maior, o bem-estar fica comprometido.

E nós como podemos proteger a mente diante disso tudo? Vamos fazer um download na nossa cabeça, sem compromisso, do jeito melhor se expressar. Este é um hábito com evidências científicas do quanto acalma. Meditar, manter a rotina, ter contato com pessoas e não deixar o isolamento nos manter realmente isolado.

As pessoas não podem mudar o mundo, mas podem mudar sua atitude com relação a pandemia. A primeira coisa é falar com alguém, desabafar pelo telefone ou por meio de mensagens. Isto, segundo os psicólogos ajuda a esvaziar a pressão no peito.

bernadetealves.com

A vida não tem sido fácil para ninguém. Todos nós temos lutas, tristezas, lágrimas e decepções. Mas temos também uma força e fé para continuar a jornada. Se acreditarmos o nosso amanhã será de sol e de arco-íris.

As melhores coisas da vida são de graça e muitas vezes nem valorizamos porque passamos pelos caminhos  da vida com muita pressa.O ar que respiramos, a luz do sol, o brilho da lua e das estrelas, o vento que acaricia nosso rosto, a beleza das flores e dos pássaros, um abraço, um sorriso, um olhar, uma palavra de esperança.

Vamos aproveitar estes momentos de incerteza causados pelo coronavírus para admirar, agradecer, repartir, amar, sorrir, caminhar sem pressa e viver plenamente.