Queijos saudáveis para comer sem culpa

bernadetealves.com

O queijo feito do leite de vaca, cabra e búfala, tanto no Brasil quanto no exterior, faz parte da alimentação da maioria das pessoas por ser variado e versátil. Para muitos de nós o aroma, sabor e cremosidade do queijo é tentador. Achar quem não gosta de queijo é tarefa difícil.

Ele fica bem no café da manhã, em saladas, sobremesa com um doce de leite ou goiabada, além de ser uma ótima opção para refeições mais gourmet, ingredientes de pizzas e massas, consumido frio para acompanhar uma taça de vinho.

bernadetealves.com

Existe uma variedade de tipos para todos os gostos, paladar e bolso. Os principais que podem ser encontrados são: Parmesão, Mussarela, Ricota, Conttage, Cheddar, Requeijão, Mussarela de Búfala, Minas,Provolone, Brie, Gorgonzola,Pecorino, Gruyére, Roquefort, Camembert, Emmenthal, Edam, Gouda, Maasdam,Feta e até Serra Valmadeiros, o português mais carro de todos os importados.

bernadetealves.com
Queijo Serra Valnadeiros, Portugal

Apesar da reputação devido ao elevado teor de gordura presente em alguns tipos de queijos, a grande maioria é altamente nutritivo, rico em cálcio e proteína.

bernadetealves.com
Frances Largeman-Roth, autora do livro O livro Eating in Color

O livro ‘Eating in Color’  de Frances Largeman-Roth, diz que os queijos, na grande maioria, são muito bons para a saúde e recomenda evitar os muitíssimos processados.“Queijos mais amarelos possuem uma maior quantidade de gordura saturada e colesterol, porém, essa não é uma regra. O queijo gorgonzola, brie e o roquefort, por exemplo, apesar de não serem tão amarelos, também são ricos em gordura e colesterol”, diz a autora do livro.

bernadetealves.com

Em função disso vários nutricionistas dizem que devido ao alto teor de proteínas, quando consumidos em excesso, podem estar associados a alergias e hipersensibilidades como rinite, sinusite. Por isso, todo alimento é saudável se consumido de forma adequada e moderada.

 

Estudos comprovam que os queijos são fontes de cálcio, porém, pobres em minerais essenciais para o metabolismo do cálcio, como o magnésio.  Seu consumo deve estar associado ao consumo de legumes, verduras, cereais integrais, castanhas, alimentos ricos em magnésio.

Os queijos , assim como grande parte dos alimentos, devem ser consumidos de forma equilibrada como ingredientes de diversos pratos, em aperitivos, lanches, tortas salgadas,  saladas, sanduiches e  até em sobremesas.

bernadetealves.com

Como escolher os queijos mais saudáveis?

Segundo o nutricionista Vinícius Lacerda, o primeiro passo é conhecer a tabela nutricional do produto. Ficar atento ao teor de gordura e sódio, e não somente as calorias. Escolher os mais saudáveis e evitar excessos.

Mussarela

bernadetealves.com

O queijo Mussarela surgiu na Itália e inicialmente era fabricado com leite de búfala. A aceitação no mercado foi tão grande que logo se introduziu o leite de vaca, ampliando a produção e se tornando extremamente popular.

Esta especialidade italiana tem uma textura suave, leitosa e úmida. Apresenta um teor mínimo de cálcio, relativamente a outros tipos de queijos. Contém ainda 15% da dose diária de cálcio recomendada.

A principal característica é a filagem, um processo de esticamento e rejunção da massa fermentada. O sabor é ligeiramente ácido e salgado e o queijo derrete facilmente, podendo ser consumido fresco em pizzas, torradas, sanduíches, lasanhas e uma infinidade de outras receitas.

Queijo Cheddar 

bernadetealves.com

O cheddar é uma excelente fonte de vitamina K2, que impede a acumulação de cálcio nas artérias que rodeiam o coração. Ou seja, este tipo de queijo previne o desenvolvimento de doenças cardíacas. É uma ótima opção para quem sofre de intolerância à lactose.

Queijo de Cabra

bernadetealves.com
Camembert de cabra

Este tipo de queijo tem menos lactose do que o feito com o leite de vaca. Apresenta, também, um risco menor de causar qualquer tipo de desconforto gastrointestinal por ser rico em caseína. É ainda uma excelente fonte de vitamina A, que fortalece o sistema imunológico e detém propriedades antioxidantes.

Mussarela de Búfula

bernadetealves.com

 

Possui grande concentrações de cálcio e proteínas,  e menores teores de gorduras saturadas e colesterol, quando comparado aos queijos feitos com leite e vaca. Sua textura é fibrosa e elástica e o sabor é levemente suave.  A coloração varia de amarela à branca.Pode ser consumido em petiscos, sanduíches e saladas.

Cottage

bernadetealves.com

Possui textura cremosa, sabor suave e levemente ácido. “Está na lista das opções com menores teor de gordura e colesterol. É rico em proteínas e cálcio. Esse tipo de queijo, proveniente da Inglaterra, é rico nas proteínas (proteínas do soro do leite) presentes no suplemento Whey Protein, desta forma, esse tipo de queijo é indicado para praticantes de atividade física”, explica Pâmela. De acordo com o nutricionista, o Cottage é boa opção para acompanhar frutas e geleias e em patês com orégano, manjericão e alecrim.

O queijo cottage é conhecido por qualquer pessoa que está de dieta, por causa do seu baixo valor calórico e alto valor nutricional. Ele foi levado aos Estados Unidos pelos ingleses e, desde então, se tornou o segundo queijo mais consumido no país, atrás apenas do cheddar. Depois de ficar famoso nos EUA, o cottage foi difundido por todas as Américas. O queijo é uma massa com consistência granulada, devido ao creme de leite e os espessantes agregados na sua fase final de produção. Seu sabor é ligeiramente ácido e fresco.

Ricota

bernadetealves.com

É Fonte de proteína e cálcio. Apresenta teores de gordura e colesterol mais baixos quando comprados ao queijo minas – sendo assim uma opção para dietas equilibradas. Possui também menor teor de sódio. O queijo Ricota possui textura leve e sabor suave, é boa opção para patês com ervas (orégano, manjericão, alecrim), para acompanhar saladas, sanduíches e geleias.

A ricota também foi inicialmente produzido na Itália. Ela é feita a partir do soro do leite e apresenta um sabor levemente ácido. Apesar de ser firme, uma boa ricota não pode ser sólida e deve desmanchar na boca. Pode ser utilizada no recheio de massas, em sobremesas, sanduíches e em patês. E por ser bem leve, a ricota funciona muito bem quando combinada com um azeite em um lanche com pão de casca dura.

Queijo Minas

bernadetealves.com
Queijo Minas frescal e meia cura

Este queijo é muito associado a dietas, porém, possui teores de gordura e colesterol maiores com relação à Ricota e ao Cottage. Por isso, segundo o nutricionista Vinícius Lacerda, é bom escolher as versões light e com redução de gorduras do queijo minas que se tornam mais saudáveis em relação à versão original. O Minas é fonte de proteínas, cálcio e fósforo. Tem consistência mole e sabor suave e possui alta umidade. Esse tipo de queijo é boa opção para saladas e sanduíches.

Requeijão

bernadetealves.com

Diferente do que muitos pensam, o Requeijão também é um queijo de origem brasileira e é obtido através da mistura de massa coalhada, creme de leite e sal. Pode ser encontrado em formato pastoso ou em pedaços. Sua cor é bem próxima do branco e o sabor é suave. Ele é muito utilizado como substituto da manteiga em lanches, pães, torradas e em recheios.

O nutricionista Vinícius Lacerda diz que os queijos devem ser consumidos com muita moderação devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol. Nesta lista estão o Parmesão, Prato, Provolone, Brie, Gorgonzola, dentre outros.

Parmesão

bernadetealves.com

O seu sabor rico em umami,  palavra que significa sabor delicioso, está presente em alimentos ricos em aminoácidos, especialmente o glutamato, como queijos, faz do parmesão um dos queijos mais tentadores. Pobre em lactose, é farto em proteína, cálcio e fósforo, sendo por isso a melhor escolha para atletas ou pessoas com um estilo de vida muito ativo. É consumido em sopas, saladas e finalização de pratos. Seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol.

Prato

bernadetealves.com

Este é um queijo 100% brasileiro, originário do sul de Minas Gerais. A massa é de consistência firme e seu sabor é suave e amendoado. Devido a sua facilidade em derreter, é muito utilizado em sanduíches e lanches quentes, mas combina também com embutidos de carne e outros queijos e frios.

Provolone

bernadetealves.com

Assim como a mussarela, o provolone também é um queijo proveniente da Itália que se popularizou no Brasil. Ele apresenta uma consistência mais firme, com uma casca amarela e fina e um sabor levemente acentuado. É ideal para derreter na churrasqueira e para acompanhar em massas.

Brie

bernadetealves.com

O nome é uma homenagem à cidade de origem do queijo: Brie, na França. Ele é produzido a partir de leite de vaca e sua “casca” clara aveludada é resultante da fermentação causada por um fungo. Apresenta uma cor pálida, uma textura macia e um sabor suave.

Pode ser combinado com diversos pães, tábuas de queijo, chocolates e acompanhado champanhe. Além disso, funciona muito bem com geleias, principalmente de frutas vermelhas.

Gorgonzola

bernadetealves.com

O queijo gorgonzola é originário da Itália e, apesar de dividir opiniões aqui no Brasil, em seu país de origem é unanimidade, sendo o terceiro mais consumido pela população italiana. Com aparência estranha para muitos, por causa da presença de fungos, ele é levemente frutado, salgado e picante ao mesmo tempo. Tem consistência macia, que derrete na boca.

Nossas dicas têm caráter meramente informativo. Não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Cozinhar dá trabalho, leva tempo e deixa a louça suja. Mas, os benefícios de preparar as refeições em casa são enormes e vale muito a pena se dedicar um pouquinho para colaborar com a saúde e bem-estar.