Graviola: propriedades medicinais e como consumir

bernadetealves.com

A graviola é uma fruta de formato oval, com casca na cor verde-escuro e coberta de “espinhos”.  Também conhecida como Jaca do Pará, a fruta tem parte interna  formada por uma polpa branca com o sabor levemente adocicado e um pouco ácido, sendo utilizada na preparação de vitaminas e sobremesas.

A graviola é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. O nome científico da graviola é Annona muricata L. Nos Andes do Peru, a folha é tradicionalmente usada como chá no tratamento de catarro excessivo.

bernadetealves.com

No Brasil é encontrada em mercados, feiras e lojas de produtos naturais. Por causa de valor nutricional e seus variados benefícios medicinais e curativos, a graviola pode ser consumida de diversas formas: natural, como suplemento em cápsulas, em sobremesas, chás e sucos.

A fruta é pouco calórica e rica em proteínas, cálcio, fibras, manganês, potássio, magnésio e vitaminas B1, B2 e B6. Ela atua na prevenção de várias doenças.Tudo da graviola pode ser aproveitado, desde a raiz até as flores.

bernadetealves.com

A Graviola pode ser consumida em sucos junto com outras frutas. Para fazer o suco basta bater no liquidificador 1 graviola em polpa,  3 pêras descascadas e cortadas em fatias, sumo de uma laranja, fatias de mamão, e um copo de água. Depois de batido, consumir imediatamente.

Chá de Graviola, além de gostoso, é feito com 10 g de folhas de graviola secas, que devem ser colocadas em 1 litro de água fervente. Após 10 minutos, deve-se coar e consumir 2 a 3 xícaras após as refeições.

bernadetealves.com
Chá de folhas de graviola

Segundo o livro o ABC da Saúde e o departamento de Nutrição do Ministério da Saúde, a graviola atua na prevenção de várias doenças e pode ser utilizada em diversas situações, como:

Diminuição da insônia, pois possui em sua composição compostos que promovem o relaxamento e a sonolência;

Hidratação do organismo, já que a polpa da fruta é constituída principalmente por água;

Diminuição da pressão arterial, pois é um fruta com propriedades diuréticas, auxiliando, assim, a regular a pressão;

Tratamento de doenças do estômago, como a gastrite e a úlcera, já que possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a dor;

Prevenção da osteoporose e anemia, pois é uma fruta muito rica em cálcio, fósforo e ferro;

Tratamento da diabetes, pois possui fibras que impedem que o açúcar aumente rapidamente no sangue;

Retardo do envelhecimento, já que possui propriedades antioxidantes, combatendo, assim, os radicais livres;

Alivio das dores do reumatismo, pois possui propriedades antirreumáticas, diminuindo a inflamação e a dor.

bernadetealves.com
Chá de folhas de graviola

A graviola também pode ser utilizada para o tratamento da obesidade, prisão de ventre, doenças no fígado, enxaqueca, gripes, verminoses e depressão, já que é um ótimo modulador do humor.

O consumo da graviola não é indicado para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, já que a acidez da fruta pode causar dor, e pessoas com hipotensão, pois um dos efeitos colaterais da fruta é a diminuição da pressão arterial e para gestantes.

bernadetealves.com

Além disso, as pessoas hipertensas devem ter orientação do cardiologista à respeito do consumo da graviola, pois a fruta pode interagir com os medicamentos utilizados ou até mesmo diminuir muito a pressão, podendo levar a um quadro de hipotensão.