Benefícios e história da Folha de Louro

bernadetealves.com

O Louro é considerado um símbolo de imortalidade por permanecer verde durante todo o inverno. Sua origem começa na Antiguidade, na cidade de Cirene, onde os gregos e os romanos chamavam a planta de sílfio. Com raízes fortes, folhas achatadas e pequenas flores amarelas, a planta era considerada uma verdadeira maravilha, chegando até a valer ouro e a ser oferecido como prêmio.

A coroa de louros era o prêmio para o vencedor nas Olimpíadas da Grécia antiga. Em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos  entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega. Há até uma expressão antiga, os lauréis da glória, os louros da glória.

Nas medalhas utilizadas nos Jogos do Rio 2016, o louro está em uma das faces, representando “a relação entre as forças da natureza e os heróis olímpicos”. A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, e é um dos símbolos da Academia Brasileira de Letras.

Com o tempo Atenas substituiu a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade. Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores.

bernadetealves.com
Vanderlei de Oliveira com a Coroa de Louros

A coroa de louros como prêmio por uma vitória tem origem no mito grego do amor não correspondido do deus Apolo pela ninfa Dafne, que foi transformada em um loureiro para fugir do assédio. Impossibilitado de tê-la, Apolo teria confeccionado uma coroa com as folhas da árvore e passou a usá-la. Assim, os gregos premiavam os vencedores dos Jogos Olímpicos com uma réplica do objeto.

De origem mediterrânea, a Laurus nobilis lauraceae (nome científico da folha de louro), por milhares de anos, é usada  para fins medicinais e como tempero em diferentes culinárias devido às suas propriedades medicinais. Também foi utilizado na elaboração de perfumes refinados e para evitar gravidez.

Esta planta medicinal milenar também é muito apreciada na gastronomia mundial  por seu sabor e aroma característico, para o preparo de alguns dos pratos mais requintados da época, como conservante de alimentos, para deixar a carne de ovelha mais macia e o feijão mais saboroso.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de tempero, há uma outra ótima função para absorver os benefícios da folha de louro por meio do chá. A folha de Louro é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de diversas situações,como ansiedade e estresse.

Para que você conheça melhor essa planta e suas propriedades, veja os seus principais benefícios segundo o Livro o ABC da Saúde e as inúmeras de fitoterapeutas e nutricionistas sobre o assunto.

Estudos comprovam que a folha de louro também pode atuar como anti-inflamatório, pois possui o composto eugenol – que, inclusive, é usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, a folha de louro é muito usada para amenizar inflamações pelo corpo. Além disso, ela tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações e ansiedade.

Outro ponto positivo da folha de louro é que ela também atua como diurético, hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.

bernadetealves.com

Também tem ótima ação digestiva uma vez que auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas. Ou seja, é sempre uma boa dica incorporar a folha de louro às receitas – principalmente no caso de quem tem problemas de digestão.

A folha de louro é aromática e com sabor especial, e costuma ser usada em receitas de feijão, lentilha ,cozidos, sopas, ensopados e molhos. Cozinhar em fogo brando é uma maneira interessante de liberar as notas amargas, amadeiradas e levemente herbais das folhas menores. O segredo, nesse caso, é colocar o louro junto com muito líquido, que serve de base para uma infusão aromática.

Cozinhe alimentos frescos na água ou no vapor com louro. Adicione 2 ou 3 folhas na água que você vai usar para cozinhar legumes, raízes, verduras, peixes ou frutos do mar frescos. O louro confere um sabor mais elaborado ao prato, sem deixar um gosto forte ou modificar o gosto delicado desses alimentos. Retire as folhas de louro assim que o prato ficar pronto. A folha do louro não deve ser ingerida.

O louro também teve e tem muitas outras utilidades ao longo da história, inclusive como repelente de insetos e purificadora de ar.

Espalhar folhas de louro nos armários da cozinha e gavetas afasta formigas, moscas, baratas, carunchos e outras criaturas indesejáveis. O aroma forte do louro é um bom repelente natural para pequenas pragas. Moer ou esmagar as folhas do louro intensifica o aroma, o que pode aumentar a sua eficácia como repelente. Colocar algumas folhas de louro dentro do pote de farinha ou de grãos evita a presença de intrusos.

bernadetealves.com
Chá de folhas de Louro

A folha de Louro também é uma fonte incrível das vitaminas A e C, minerais como potássio e selênio, e antioxidantes – que ajudam a manter a pele bonita. Ou seja, a folha de louro ajuda a fortalecer a imunidade (por conta da vitamina C), os músculos e até mesmo faz bem para a visão, já que é fonte de vitamina A. Uma boa dica é fazer um chá.

Há milênios, diversas culturas pelo mundo usam o louro no tratamento de uma série de males. Caso você resolva experimentar, faça uma infusão com 3 a 5 folhas em 500 ml de água quente por cerca de 10 minutos. Em seguida, passe a infusão para uma caneca e beba. Se preferir, adicione um pau de canela ou o suco de 1 ou 2 limões para melhorar o sabor. Os chás e infusões feitos com folhas de louro são conhecidos por auxiliar a digestão, reduzir a flatulência, melhorar a respiração, acalmar dores e até mesmo diminuir os sintomas da diabetes. O chá tem efeito calmante, mas sem causar sonolência.

Todos os benefícios para a saúde  referem-se a medidas preventivas que você pode tomar para se manter saudável. Consulte seu médico antes de mudar  sua dieta, incluindo folhas de louro.