Janeiro Branco: um pacto pelo bem-estar e saúde emocional

bernadetealves.com

A Campanha Nacional Janeiro Branco, iniciada em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão, tem por meta mostrar para as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde como um todo e promover a saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano novo. Em tempos de pandemia o cuidado com a saúde emocional torna-se ainda mais evidente.

A campanha Janeiro Branco de 2021 tem como lema “Todo Cuidado Conta”. A ação desta 8ª edição busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19.

O momento que estamos vivendo tem deixado muitas marcas emocionais e físicas nas pessoas como cansaço, ansiedade, estresse e tristeza. O 2020 foi um ano atípico e sofrido e para lidar com tantos sentimentos é necessário se autoconhecer para iniciar bem o novo ano.

Muitas vezes é necessário um suporte profissional para lidar com os conflitos, perturbações, angústias, aflições, transições de ciclos de vida e se fortalecer para seguir em frente. Só conseguiremos nos cuidar e cuidar dos outros se estivermos bem.

Janeiro proporciona a sensação de renascimento, de esperança, de mudança. Vamos aproveitar este mês para fazer uma reflexão sobre os nossos relacionamentos, rotinas, metas,  rever nossas atitudes, recuperar as nossas energias, fechar ciclos e iniciar bem a nova fase. Cuidar da mente é cuidar da vida.

bernadetealves.com
Janeiro Branco: quem cuida da mente cuida da vida

Estar saudável mentalmente significa:

  • Estar bem consigo mesmo e com seus familiares, colegas, amigos e qualquer outro;
  • Entender os desafios da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  •  Reconhecer o próprio limite e buscar ajuda quando necessário.

Psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, são profissionais que podem oferecer suporte e amenizar os efeitos psicológicos advindos desta crise sanitária e de tratar os transtornos alimentares e a obesidade.

A Saúde Mental é muito mais que ausência de doenças mentais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estar mentalmente saudável, é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são as principais doenças mentais. Com a pandemia a situação se agravou.Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alerta para o elevado número de brasileiros que desenvolveram doenças relacionadas a má qualidade da saúde mental: 80% da população reportou sintomas moderados a graves de ansiedade e 68%, depressão, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo também apontou que 50% dos brasileiros tiveram alteração no sono e 65% relataram aumento do sentimento de raiva.

Cuidar da mente não é frescura e, sim, uma forma  para manter o organismo saudável. Adotar hábitos saudáveis pode ajudar na melhora dos quadros de ansiedade e depressão, além de promover mais bem-estar físico e emocional.  É importante também fazer atividade física regular e evitar consumo excessivo de notícias de fontes não confiáveis.

Onde buscar ajuda?

A Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/2001) coordenada pelo Ministério da Saúde, oferece assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. O programa também acolhe as pessoas e seus familiares, para a identificação as necessidades assistenciais, alívio do sofrimento e planejamento de intervenções medicamentosas e terapêuticas, se necessárias.

A Rede de Atenção Psicossocial é voltada para os cuidados de saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A  pessoa necessitada deve procurar as Unidades Básicas de Saúde ou ir ao CAPs, para receber o cuidado especializado com equipe multidisciplinar capacitada para acolher toda a demanda de Saúde Mental e fazer os encaminhamentos que forem necessários. Porém, se estiver em crise, a pessoa pode ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).